Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 24 de Março de 2006 às 16:57
Por: Camila Castillo

    Imprimir


A recuperação e revitalização do conjunto arquitetônico de Diamantino faz parte da proposta do Governo do Estado de restauração do Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso. Os recursos para a realização das obras, que começam ainda neste semestre, foram obtidos por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O primeiro prédio a ser restaurado será a Casa Canônica de Diamantino, onde os jesuítas iniciaram sua colonização e catequização dos habitantes daquele município. A partir da reforma do prédio, serão resgatadas a cultura e parte da história do município.

“A casa Canônica foi uma das primeiras construções de Diamantino”, conta o arquiteto Jose Maria Andrade. Ele fez parte da elaboração do projeto que definiu os prédios que seriam restaurados. “A reforma da Casa será o primeiro passo no sentido de revitalizar as construções que fazem parte da história de Diamantino”.

Após a revitalização da Casa Canônica, as casas antigas construídas entre o final do século 19 e começo do século 20 serão restauradas. “Reformar a fachada das casas é muito importante para preservar e divulgar a história da cidade”, afirma Andréa Lier, arquiteta.

“Com a reforma vamos, ao mesmo tempo, resgatar a cultura, a história e deixar o município mais bonito”, explica o secretário Estadual de Cultura, João Carlos Vicente. “O conjunto restaurado será o novo cartão postal de Diamantino”.





Fonte: Assessoria/SEC-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/310173/visualizar/