Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 24 de Março de 2006 às 15:43
Por: Walney de Souza Rosa

    Imprimir


Apontado como uma esperança a mais na luta para reduzir a delinqüência infantil no Brasil, o projeto nacional “Segundo Tempo na Comunidade” foi implantando também em Poconé - MT, até hoje não houve nem uma solenidade oficial de lançamento, mas o Programa já esta sendo desenvolvido com sucesso há quase um mês. Em MT através da Secretaria de Esporte e Lazer quase 40 municípios já foram contemplados. Em Poconé o Departamento de Esporte ligado a Secretaria Municipal de educação, Cultura, Esporte e Lazer tem a missão de coordenar o desenvolvimento do projeto.

“Hoje o esporte em Poconé vive um marco com a chegada deste projeto que, sem dúvida alguma trará bons frutos para a sociedade”, destacou o Diretor de Esporte, Professor Bento Rondon, satisfeito com a receptividade do programa. “A importância do programa é que trouxe várias comunidades a se interagirem através do esporte, são jovens de 7 a 17 anos de todos os bairros interessados em saber sobre a filosofia do esporte e através dele fazer parte da inclusão social”, afirma Enair Regina, professora Neca, Secretária de Educação, Cultura Esporte e Lazer.

A finalidade do Segundo Tempo é oferecer educação e oportunidade às crianças que estão cada vez mais vulneráveis à marginalidade, até como uma forma de prevenção. Assim, são os meninos e meninos de famílias menos favorecidas os principais alvos do projeto. Com esse objetivo a Prefeitura de Poconé faz do esporte uma alavanca para tirar crianças das ruas e incluí-las na sociedade usando o esporte para formar cidadãos saudáveis.

O kit completo entregue a Poconé contem camisetas para alunos e professores, calções, coletes e material didático.

Conforme o Prefeito de Poconé, Clóvis Damião Martins o Segundo Tempo vai oferecer às crianças e adolescentes, uma gama de atividades que possibilitem a sua formação integral e a construção da cidadania. Através do desporto, como um instrumento, é possível oferecer atividades paralelas como arte-educação, reforço escolar, educação para a saúde, reforço alimentar e acompanhamento familiar, que são um eficiente meio de prevenir a marginalização e violência”.

No ano passado a Secretária Neca esteve em Brasília com alguns secretários de outras cidades do estado reivindicando atenção por parte do Ministério do Esporte para MT, Neca conversou pessoalmente com o Ministro, Agnelo Queiroz, cobrando ações para Poconé e todo estado.

Inspirado no “Projeto Solidário” desenvolvido pelo Governo Federal, o “Segundo Tempo” oferece atividades em cinco modalidades - futebol de campo, vôlei, handebol, basquete e futsal. Seu funcionamento prevê a instalação de escolinhas de iniciação esportiva para atender, crianças de até 17 anos, por núcleo. O programa já gerou empregos diretos na cidade, para cada 100 crianças, há um coordenador de núcleo, dois monitores e dois estagiários contratados. Estes profissionais serão remunerados pelo Ministério do Esporte., o pagamento entra mensalmente direto na conta bancaria de cada profissional. A Prefeitura oferece a estrutura para as praticas esportivas e providencia alimentação para todas as crianças e jovens envolvidos. As atividades devem ser desenvolvidas três vezes por semana, nos períodos matutino e vespertino, atendendo crianças de ambos os sexos. Os participantes terão aulas de reforço escolar de acordo com suas necessidades, sempre antes e após as atividades esportivas. De 15 em 15 dias, devem ser oferecidas palestras sobre diversos assuntos. Um grupo de 100 crianças são atendidas no Parque Temático Berí as terças, quartas e sextas-férias das 8 as 9:30 horas, outro grupo também de 100 crianças são atendidas no Clube da AABB. Em Poconé, as crianças alem da pratica esportiva e do lanche reforçado, participam de palestras que às ajudam no desenvolvimento educacional e social.

O “Segundo Tempo” esta funcionando em cinco pólos: Guiratinga, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres e Cuiabá. Alem de Poconé ainda são atendidos os municípios de Água Boa, Alta Floresta, Alto Garças, Barão do Melgaço, Cláudia, Comodoro, Curvelândia, Jangada, Juara, Lucas do Rio Verde, Luciara, Matupá, Nortelândia, Nova Mutum, Santa Helena, Porto Estrela, Primavera do Leste, Quatro Marcos, Rondolândia, Santa Carmem, Santo Antônio do Leverger, Sapezal, Tabaporã, Tangará da Serra, Tapurah, União do Sul, Várzea Grande, Nova Lacerda, Nobres, Reserva do Cabaçal e Vera. O projeto foi assinado no ano passado pelo governador Blairo Maggi, o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Baiano Filho e o Ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz. O Governo do Estado pretende estender o programa aos 139 municípios nos próximos meses.

O “Segundo Tempo” já começou a ser executado em Mato Grosso e, nesta sua primeira etapa, vai durar até dezembro, levando educação e esporte para aproximadamente 4.200 menores de 37 municípios.





Fonte: Assessoria de Imprensa / Poconé

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/310198/visualizar/