Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 23 de Março de 2006 às 15:31

    Imprimir


Nesta semana, na sexta-feira 24 e no sábado 25 de março, o professor Ms. João Antônio Botelho Lucidio, do Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), leciona História da Cultura e Desenvolvimento Regional no Curso de Especialização em Planejamento e Gestão Cultural, na Unic Barão. Trata-se da terceira etapa do curso, dentro do primeiro módulo “Pensar e Contextualizar a Cultura”.

Na sexta-feira, a aula acontece das 18h às 22h30 e, no sábado, em dois períodos: das 8h ao meio-dia e das 14 às 18 horas. O local é: Universidade de Cuiabá, Rua Barão de Melgaço, n° 222.

O curso focaliza as diferentes fases de ocupação do espaço físico que se convencionou chamar Mato Grosso e a formação de seu povo. Em destaque, tópicos que abarcam o desenvolvimento regional, a diversidade e as formas de expressão cultural no território mato-grossense.

A partir das diferentes fases de ocupação que este território vivenciou, procurar-se-á dar visibilidade às suas formas de expressão cultural ao longo do tempo.

Em termos de conteúdo programático, a disciplina ministrada pelo Mestre João Antonio Botelho Lucidio desdobra-se em três unidades: a primeira englobando os séculos 18 e 19, com a ocupação do território por índios, paulistas, negros e portugueses, no demorado processo de se constituir o jeito cuiabano de se expressar; a segunda, circunscrita à 1ª metade do Século 20, dando ênfase à busca do diamante na Região Leste, a experiência agrícola nos vales dos rios São Lourenço e Jauru; e a Era Vargas/Muller; já a terceira, aborda a 2ª metade do Século 20, com a ocupação da Amazônia Mato-grossense, o querer ser moderno, o estranhamento entre sulistas e os homens da terra e a construção da cuiabania.

O curso de pós-graduação é realizado pela Associação dos Produtores Culturais de Mato Grosso (Ação Cultural), tem a coordenação do professor doutor José Márcio Barros, da PUC-MG, e conta com a parceria da Secretaria de Estado de Cultura e da Prefeitura Municipal de Cuiabá.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/310456/visualizar/