Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 23 de Março de 2006 às 15:28
Por: Alexandre Franco

    Imprimir


Foi aberto hoje (23) pela manhã o 3º Seminário Técnico das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), num encontro de líderes nesta área de fomento à pesquisa representando quase todos os estados do País O seminário que está sendo realizado na Famato (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso) reúne presidentes de FAPs das cinco regiões do País que trazem em pauta o encaminhamento de sugestões pertinentes para a criação de um estatuto que possa reger as ações estratégicas viabilizando o interesse comum entre as Fundações Estaduais.

“Este seminário dá seqüências às discussões que foram feitas na última reunião em Fortaleza (CE) e aqui em Cuiabá retomamos ao tema e até amanhã é nossa intenção constituir o texto final do estatuto do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (CONFAP). Vamos trabalhar para chegarmos a um consenso e consolidar este processo”, disse na abertura do seminário, Jorge Bounassar Filho, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Paraná (FAP-PR) e coordenador dos trabalhos. Bounassar disse ainda que com o estatuto pronto e aprovado a próxima formalidade será o seu registro em órgão competente de Brasília/DF.

Além de Jorge Bounassar, abriram às conclamações de boas-vindas e agradecimentos por mais está realização em MT, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Antonio Carlos Camacho, responsável pela organização do evento aqui em Cuiabá; Alexandre Pauperio, diretor geral da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (FAP-BA); Fernando Roriz, vice-presidente da FAP de Brasília/DF e Adnauer Tarquínio Daltro, secretário adjunto representando a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec).

Adnauer em suas considerações aos participantes frisou a importância desta iniciativa de se estabelecer um estatuto para as Fundações de Amparo à Pesquisa fortalecendo a representatividade destas instituições em cada estado. “Este seminário é um canal que dará às condições necessárias para que cada representante forneça sua parcela de contribuição no campo das discussões e nos debates, alcançando ao final do evento um resultado de entendimento e interação de idéias”.

O encerramento do primeiro dia de trabalho do seminário está previsto para às 18h, com o reinício amanhã (24) a partir das 9h, quando será realizado um pleito que elegerá os respectivos conselheiros e diretores do CONFAP e serão traçadas as ações prioritárias para 2006. O encerramento das atividades na sexta-feira está previsto para às 11h30.





Fonte: Assessoria Secitec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/310461/visualizar/