Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Quinta - 23 de Março de 2006 às 12:50

    Imprimir


Um computador básico para quem quer acessar a internet, enviar emails, bater papo em chats, editar textos e reproduzir conteúdo multimídia será vendido em território chinês por apenas US$ 146. Apenas 46% mais caro que o laptop de baixo custo planejado pelo MIT, o "YellowSheepRiver Municator" deve suprir todas as necessidades elementares do internauta chinês a um custo bem abaixo do preço de mercado.

O slogan encontrado no site do fabricante, "Say no to Wintel" (Diga não ao Wintel), já aponta um dos fatos que barateiam seu custo. O sistema embutido no Municator é uma distribuição de Linux (Thinix OS) criada pela própria fabricante.

Assim como o sistema operacional, o computador inteiro só possui aplicativos gratuitos integrados a ele: Firefox (navegador, da Mozilla), Thunderbird (email, também da Mozilla), Gaim (cliente de chat, compatível com todos os messengers atuais), Skype (conversa por voz), Red Office (pacote Office criado na China, com 99% de compatibilidade com o MS Office) e MPlayer (tocador multimídia).

Para realizar estas tarefas simples, o computador possui um processador da fabricante chinesa Godson que opera entre 400 e 800 MHz, com 256 MB RAM, o que é mais do que suficiente para um modesto sistema rodando Linux. Entre suas outras características estão HD de 40 GB, saída de vídeo e de TV, entrada PS2, quatro portas USB 2 e um tamanho minúsculo: 18cm de largura, 37mm de altura e 14cm de profundidade, com peso de 650g.

Mais informações sobre o Municator podem ser encontradas no site da empresa, em www.yellowsheepriver.org, onde, na introdução, a empresa alardeia sua genuína conquista, ou seja, produzir computadores baratos para a população local dotados de processadores fabricados em território chinês, sem precisar depender de CPUs importadas.





Fonte: Magnet

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/310500/visualizar/