Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 22 de Março de 2006 às 08:34
Por: Edimar Santos

    Imprimir


A vez do pequeno produtor

“Vamos investir na valorização do pequeno e auxiliar na capacitação, para melhoria da produção, e na elaboração de projetos e conquista de mercado”.

Recém empossado na direção da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico de Campo Novo do Parecis, o engenheiro agrônomo Luis Fernando de Andrade Gomes, 38, fala dos projetos e desafios no comando da pasta. Atuando pela primeira vez no setor público, ele foi convidado pelo prefeito Sérgio Stefanelo com o desafio de executar um audacioso projeto de apoio e incentivo ao pequeno produtor. O secretário também tem papel importante no principal projeto da administração do prefeito Stefanelo, que é investir na urbanização, paisagismo e planejamento do crescimento e desenvolvimento de Campo Novo do Parecis.

Assessoria: Qual é a principal recomendação do prefeito Stefanelo para o trabalho da secretaria de desenvolvimento econômico?

Luis Fernando: Quando o Sérgio me convidou para compor a equipe de governo ele deixou bem claro que, na sua gestão, o principal foco da secretaria de desenvolvimento econômico é o pequeno produtor. Nossa preocupação é criar uma ligação e estruturar a relação entre os produtores e o comércio do município. Essa relação é proveitosa para os dois extremos, mas principalmente para o pequeno produtor. E nós vamos investir nessa valorização do pequeno e auxiliar na capacitação, para melhoria da produção, e na elaboração de projetos, como o do biodiesel, por exemplo.

Assessoria: Por onde começa esse projeto de valorização do produtor?

Luis Fernando: O trabalho começa com o mapeamento dos produtores. A partir de um levantamento que nós vamos fazer nos próximos dias vamos chamar os grandes supermercados pra serem parceiros nesse projeto, recebendo e comercializando a produção dos pequenos. A nossa participação nesse projeto é importante porque, embora o pequeno se esforce para produzir e conquistar espaço no mercado consumidor ele ainda sofre para manter regularidade na entrega dos produtos. Nesse projeto vamos ajudar tanto na conquista de mercado quanto na orientação para a produção e entrega. Como o projeto vai funcionar como uma cadeia o produtor vai saber da importância da regularidade na entrega do produto final.

Assessoria: Como você avalia a estrutura da secretaria?

Luis Fernando: Hoje, com a Lei de Responsabilidade Fiscal, você tem que trabalhar com uma estrutura enxuta. E isso acontece em todos os níveis. Porém, tivemos contratações de três novos funcionários, que estão atuando na equipe do Sebastião (paisagismo). Em breve a secretaria terá uma nova sede, que ficará aos fundos do prédio do Indea. O prédio já está em reformas e breve nós estaremos atendendo a população ali. Mas esse projeto com os pequenos produtores vai funcionar num sistema de parceria com entidades como o Sindicato Rural, a Empaer e outros parceiros, porque essa é uma preocupação de toda a sociedade e não só do setor público.

Assessoria: Como será a participação da secretaria de desenvolvimento econômico no principal projeto da gestão do prefeito Stefanelo, que é mudar a “cara” da cidade?

Luis Fernando: Num primeiro momento nosso trabalho está centrado no “piscinão” do bairro Jardim das Palmeiras. A idéia é transformar o local num pequeno parque, que a população poderá usar para fazer caminhada e praticar exercícios em geral. Pra isso nós já plantamos mudas de “Sansão do Mato” em todo o entorno da lagoa, que é um reservatório natural para onde flui toda a água do bairro. O local também receberá uma passarela cercada com pequenos arbustos, como o pingo-de-ouro. Assim nós vamos transformar o piscinão em mais ponto de lazer para o bairro. Outra prioridade é a Avenida Olacir de Moraes, que a gente pretende iniciar ainda este ano. É um ousado projeto de urbanização e paisagismo, que vai mudar, mesmo, a cara daquela avenida. Basicamente o trabalho consiste no plantio de árvores na parte central do canteiro da avenida. Já nas laterais serão plantadas mudas de “Palmeiras Imperiais”.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/310865/visualizar/