Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 22 de Março de 2006 às 08:30
Por: Joanice de Deus

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses), em parceria com diversas entidades e organizações não-governamentais (ongs), organiza uma série de atividades para o Dia Nacional de Saúde e Nutrição, comemorado em 31 de março e que este ano tem como tema estadual “Qualidade de vida: Alimente essa idéia”. O objetivo é chamar a atenção da população sobre a importância de uma boa alimentação e da prática constante de hábitos saudáveis de vida, como a realização de atividades físicas sob orientação de um profissional.

De acordo com a gerente de Promoção e Prevenção das Ações de Assistência à Saúde da Ses, nutricionista Maria da Penha Ferrer de Francesco Campos, uma alimentação saudável é aquela que contém diferentes alimentos em quantidade suficiente para o crescimento e manutenção do organismo. “As pessoas precisam adotar uma alimentação equilibrada e variada, composta por proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. Associada a prática de exercícios físicos, a alimentação está diretamente ligada a qualidade de vida da pessoa e é um fator de prevenção de doenças como diabetes e hipertensão”, disse.

Maria da Penha reforça ainda que nenhum alimento é completo por si só, pois não contém todos os nutrientes e em quantidades adequadas. “Por isso, é preciso que as pessoas incluam diariamente os vários grupos de alimentos e em porções adequadas”, comentou. Para exemplificar, a nutricionista cita que a ausência de vitaminas e sais minerais no organismo pode provocar o surgimento de doenças como: anemia ferropriva, bócio endêmico (papo), osteoporose e raquitismo. Já as proteínas são necessárias para a construção e manutenção dos músculos, sangue, pele, ossos, tecidos e órgãos do corpo.

As atividades ocorrerão durante toda a semana nacional da Saúde e Nutrição, de 27 de março a 1º de abril, e também serão desenvolvidas por parceiros como o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), Faculdades de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Unic, Conselho Regional de Nutrição 1ª Região/MT, Secretaria Municipal de Cuiabá, Escritório Regional da Baixada Cuiabana, Ong Criança Feliz do bairro Sucuri e Pastoral da Criança.

Entre a programação, no dia 31, no Ganha Tempo, a partir das 8 horas, localizado em frente a praça Ipiranga, centro da Capital, técnicos da Saúde estarão distribuindo panfletos e dando dicas aos usuários do espaço sobre como obter uma alimentação saudável e a função dos alimentos no organismo. O Cridac, que fica na rua Joaquim Murtinho, em frente ao bairro Dutrinha, no Porto, estará promovendo no dia 31 de março, das 7 às 18 horas, palestras sobre alimentação saudável, distribuindo material educativo, estará com um estande permanente na praça, localizada dentro da unidade, realizando ações de educação em saúde e com teatro de fantoches com os odontológos do Escritório Regional da Baixada Cuiabana.

Já a Secretaria Municipal de Saúde da Capital promove, entre os dias 27 e 31, nos Centros de Saúde e unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), palestras e orientações educativas. No dia 28, às 9 horas, no auditório da Secretaria, também haverá uma palestra sobre o assunto e apresentação de teatro com a equipe de Educação e Saúde do Escritório Regional da Baixada Cuiabana.

Na Unic, localizada na avenida Beira Rio, no dia 31, às 9 horas, será realizada uma palestra que aborda o tema da semana “Qualidade de vida: Alimente esta idéia”. No mesmo dia, a partir das 11 horas, haverá orientação alimentar para os comensais do Hospital Geral Universitário (HGU) e confecção de cardápio com receitas de aproveitamento integral de alimentos. À tarde, às 13 horas, a universidade promoverá oficinas de alimentação saudável para as crianças da creche São Francisco, no bairro Praeiro, a partir das 13 horas. As atividades prosseguem no dia 01 de abril, às 14 horas, com oficina de aproveitamento para as mães das crianças da creche São Francisco, no Praeiro.

Já na sede da Ong Criança Feliz, que fica no bairro Sucuri, das 8 às 10 horas do dia 31, haverá um café da manhã, seguida de uma apresentação do coral com as crianças do projeto e cinema infantil com o tema “alimentação saudável”. No mesmo dia, na UFMT, haverá orientação nutricional e distribuição de panfletos aos estudantes que freqüentam, no almoço e no jantar, o Restaurante Universitário (RU).





Fonte: Assessoria/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/310870/visualizar/