Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 21 de Março de 2006 às 10:16

    Imprimir


Três judeus formados no seminário rabínico Abraham Geiger de Potsdam serão nomeados rabinos na Alemanha, pela primeira vez desde o Holocausto. A cerimônia será nos dias 13 e 14 de setembro, na sinagoga de Dresden (no leste do país), informou uma fonte da comunidade judaica local.

"Será um acontecimento muito significativo", afirmou Heinz-Joachim Aris, presidente da Federação Judia da Saxônia, responsável pela comunidade judaica de Dresden, em declarações ao jornal Dresdner Neuesten Nachrichten. Os futuros rabinos estudaram no colégio Abraham Geiger de Potsdam (perto de Berlim), o primeiro seminário rabínico aberto na Alemanha.

O colégio prevê em seu programa de formación rabínica uma estadia de um ano em Israel e dois anos de prática en comunidades judaicas. Os rabinos são formados para atuar em outros países. Um dos três futuros rabinos viajará para a África do Sul.

Abraham Geiger (1810-1874), o principal idealizador da reforma do judaísmo na Alemanha, fundou em Berlim no ano de 1872 a Escola Superior de Ciências do Judaísmo (Wissenschaft des Judentums), que foi destruída pelos nazistas em 1942. Os alunos e professores da instituição foram deportados e exterminados.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/311037/visualizar/