Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 21 de Março de 2006 às 09:18

    Imprimir


A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa que ataca principalmente o pulmão e é causada pelo Bacilo de Koch. Hoje é a maior causa de morte por doença infecciosa em adultos. Cerca de dois bilhões de pessoas, um terço da população mundial, está infectada. Destes, 8 milhões desenvolverão a doença e 2 milhões morrerão a cada ano, revelam estimativas da Organização Mundial de Saúde, OMS.

Em virtude do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, dia 24 de março, a Faculdade de Fisioterapia e juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá e o Centro de Saúde do Praeiro promovem na sexta-feira, 24, a partir das 16h, a "Caminhada Contra Tuberculose" pelas ruas do bairro.

A Faculdade por meio do Estágio Supervisionado na Comunidade, e das disciplinas Introdução a Saúde Coletiva I e II, e Fisioterapia Preventiva participarão da ação, dando dicas preventivas, indicando tratamentos e distribuindo balões.

Tuberculose A doença tem um alto índice de mortes e dependência sócio-econômica, com elevado índice de contágio. Segundo dados da OMS, o Brasil ocupa o 15º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. Com uma prevalência de 50 milhões de infectados, com cerca de 111.000 novos casos e 6.000 óbitos ocorrendo anualmente.

De acordo com o coordenador e professor da Faculdade de Fisioterapia, José Cláudio, a tuberculose mata muitas pessoas, no Brasil e no Mundo, em virtude da pobreza, desnutrição, má condição de higiene, saúde pública deficitária e abandono do tratamento pelo paciente. "A principal causa de morte é o abandono ao tratamento, implicando não só na persistência da fonte de infecção, mas no aumento da mortalidade e nas taxas de reincisiva, além de facilitar o desenvolvimento de cepas de bacilos resistentes", explicou o professor.

Para ele, a "Caminhada Contra a Tuberculose" é uma forma de prevenção. "A conscientização das pessoas é imprescindível na eficácia do tratamento e na prevenção do contágio", avaliou o professor.

Esta caminhada está dentro das Metas que foram aprovadas pela ONU em 2000. (Redução da mortalidade infantil, Combate a AIDS e outras doenças - tuberculose).





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/311076/visualizar/