Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 21 de Março de 2006 às 08:53
Por: Sinézio Alcântara

    Imprimir


Cerca de 50 quilos de peixe fora de medida, a maioria pacus, piraputangas e curimbatás, além de um barco, um motor, 10 molinetes e farta quantidade de anzóis e outros apetrechos usados para a pesca predatória foram apreendidos por fiscais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) em Cáceres.

Um pescador foi preso em flagrante. Quatro conseguiram escapar da fiscalização. Os fiscais não tiveram grande trabalho para fazer a apreensão. Os pescadores foram flagrados a menos de 500 metros da praça Barão do Rio Branco, localizada a margem esquerda do rio Paraguai. Foi a primeira apreensão realizada pela Sema, em Cáceres, após o período da piracema, no dia 1º de março. O pescador Jorge da Silva Abreu foi autuado por crime ambiental e até na tarde de ontem permanecia recolhido na cadeia pública do município.

Além da prisão, ele foi multado em R$ 850,00. O pescado, ainda ontem, foi distribuído a entidades filantrópicas do município.

De acordo com Odair Rafael Bruno, diretor da Sema em Cáceres, o peixe seria doado, principalmente, para o abrigo de idosos e para entidade que trata de deficientes físicos. Além da fiscalização, segundo o diretor, nos últimos dias, fiscais da Sema estão realizando serviço de preservação ambiental, orientando pescadores e a população ribeirinha sobre a necessidade de recolher o lixo abandonado nas margens do rio.

"É um trabalho de conscientização não apenas sobre as normas da pesca, mas, sobretudo, da questão ambiental", assinala lembrando.

Peixe Santo - A Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo realiza hoje, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Lazer, o lançamento do "Projeto Peixe Santo".

O Projeto, afirma o coordenador, Oderly "Xaxim" Marin de Abreu, tem a finalidade de facilitar a aquisição do produto durante a Semana Santa.

O Prefeito recomendou que todos os esforços sejam feitos para que tudo corra sem problemas e que o peixe seja comercializado por um preço razoável, para que seja acessível a todos os consumidores.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/311100/visualizar/