Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 21 de Março de 2006 às 08:02
Por: Pamela Muramatsu

    Imprimir


O curso de vaqueiro, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), iniciou nesta segunda-feira (20.03), duas turmas no Município de Alta Floresta. Em razão da grande procura que teve na região pelo treinamento, a Setecs montou duas turmas, uma com 18 e outra com 17 alunos.

A turma com 18 alunos está recebendo a qualificação profissional na fazenda Carolina e a segunda na fazenda Arara Azul. São 11 dias de treinamento onde os treinandos permanecem nas propriedades rurais e recebem noções de artesanato em couro, manejos de cria, recria, engorda e de curral, castração, vacinação, rastreabilidade, ética e cidadania, direitos e deveres previdenciários e noções de direitos do trabalho.

De acordo com o coordenador do curso, José de Abreu, houve uma procura grande quando abriram as inscrições e a secretária Terezinha Maggi ficou sensibilizada com a demanda apresentada pelos trabalhadores da região e decidiu ampliar o número de vagas. “Todos os alunos demonstram-se bastante interessados. Fizemos um processo de seleção dos candidatos. Um dos pré-requisitos foi o mínimo de noção sobre manejo com gado, já que o curso visa qualificar para o mercado de trabalho”, explicou.

Além de trabalhadores de Alta Floresta, participam do curso moradores das cidades de Carlinda, Nova Monte Verde e de outras localidades vizinhas.

EMPREGABILIDADE – O curso de vaqueiro, que integra o Projeto Parceria Rural – Pecuária, é um dos treinamentos ofertados pela Setecs com bonss índices de empregabilidade dos alunos após o encerramento da qualificação.

Para se ter uma idéia, dos 14 alunos que concluíram o curso em Cuiabá, finalizado no sábado (18.03), seis já saíram empregados e outros quatro foram encaminhados à entrevistas de emprego.

“O curso exige muito dos alunos e ensina técnicas modernas e cuidadosas de lidar com o gado. Os alunos saem preparados para entrar na porteira da fazenda e tocar o negócio”, destacou o coordenador.





Fonte: Assessoria/Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/311158/visualizar/