Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 21 de Março de 2006 às 07:54
Por: Cirlene Lopes

    Imprimir


O Governo do Estado e os municípios de Cuiabá e Várzea Grande anunciaram na tarde desta segunda-feira (20/03) medidas de um plano emergencial que envolve a região metropolitana de Cuiabá, Várzea grande, Barão de Melgaço e Santo Antônio do Leverger. As ações visam prevenir e controlar uma possível inundação nas regiões ribeirinhas.

De acordo com o superintendente da Defesa Civil de Mato Grosso, tenente-coronel Arilton Azevedo, que está coordenando uma força-tarefa para atuar neste caso, o Estado só foi comunicado do aumento da vazão de água na Usina de Manso, pela empresa responsável Furnas Centrais Elétricas, na manhã de domingo (19), quando já começava o aumento da vazão.

“Ontem mesmo o secretário chefe da Casa Civil, Luiz Antônio Pagot, e o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, sobrevoaram a região da usina e começaram a tomar providências para amenizar os impactos desse aumento na densidade de água”, explicou o superintendente.

No domingo, às 10 horas, foram liberados 650 metros cúbicos por segundo, o que deve chegar a Cuiabá nas próximas 48 horas. Nesta segunda-feira (20), foram 540 metros cúbicos por segundo, houve uma pequena redução, mas já está previsto para esta terça-feira (21), a liberação de 800 metros cúbicos por segundo e 1000 metros cúbicos por segundo na quarta-feira.

O secretário de Meio Ambiente, Marcos Machado, informou que está sendo realizado um estudo que apontará se a responsabilidade do agravamento da cheia do rio foi de Furnas. “A Defesa Civil está fazendo um levantamento que dirá se Furnas deveria ter aumentado a vazão gradativamente há 10 dias”, detalhou o secretário.

Defesa Civil do Estado e de Cuiabá, Exército, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar realizaram nesta segunda-feira uma reunião técnica de avaliação para a uniformização de procedimentos e postura que serão adotadas."Está vindo um volume de água que poderá inundar alguns bairros de Cuiabá e Várzea Grande", ressaltou o tenente-coronel Arilton Azevedo.

O Estádio Verdão e os ginásios da Lixeira e do Quilombo estão preparados para receber as pessoas que possam ser atingidas em Cuiabá.

O secretário Marcos Machado pediu o máximo de cautela à população ribeirinha. “É preciso que a população fique de olho no rio até quarta-feira. Que os pescadores evitem as atividades, e o lazer deve ser evitado, principalmente com lanchas e barcos”, informou.

Duas equipes da Defesa Civil de Mato Grosso, divididas em dois grupos de 15 pessoas, se deslocaram para os municípios de Barão de Melgaço e Santo Antônio do Leverger, nesta segunda-feira pela manhã. Em Santo Antônio, estão em Estado de Alerta os bairros Praia do Poço, Barra do Aricá, Bamba, Barranco Alto e Valo Verde. Podem ser atingidas cerca de 179 famílias no município.

Em Barão de Melgaço, estão em risco 697 famílias em 15 bairros. Cuiabá e Várzea Grande também estão em alerta e já preparam estrutura para abrigar as famílias, caso haja a inundação prevista.

Chega a 3.500 o número de famílias em risco nos quatro municípios.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/311169/visualizar/