Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 20 de Março de 2006 às 15:16

    Imprimir


A Assembléia Legislativa lança amanhã, o Fórum de Debates sobre os objetivos de Desenvolvimento do Milênio, no qual, Mato Grosso e outros estados brasileiros juntamente com 189 países membros da Organização das Nações Unidas, aprovaram em 2002, a Declaração do Milênio que trata do compromisso universal com a erradicação da pobreza e a sustentabilidade do planeta. O evento será lançado no auditório I da Assembléia Legislativa, às 9h, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

De acordo com o organizador do Fórum e do Planejamento Estratégico da AL, professor Abílio Camilo Fernandes, o grande encontro de representantes acontece nos dias 5, 6 e 7 de abril próximo, na UFMT e no Hotel Fazenda Mato Grosso. Os objetivos foram definidos em oito macro-objetivos com metas e indicativos a serem atingidos até 2015 através de ações concretas dos governos e da sociedade na busca de solução para alguns dos graves problemas da humanidade como, a erradicação da pobreza e da fome, ensino básico universal, a igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres, redução da mortalidade infantil, o melhoramento da saúde materna, o combate ao HIV/AIDS, a malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento do milênio.

“São oito jeitos de se mudar o mundo tão marcado pelas desigualdades sociais e tantas negações à vida”, disse Abílio. Ele afirmou que a iniciativa da AL e a UFMT articular a realização do Fórum representa uma sinalização positiva que aponta para a necessidade da construção de um programa de conscientização sobre os objetivos e que demonstre o compromisso de Mato Grosso em defender as causas sociais. Ao final do encontro, as entidades envolvidas irão redigir uma espécie de Carta Declaração tendo como base, a mobilização da sociedade, análise comparativa entre os resultados obtidos no decorrer do processo e a conscientização sobre o desenvolvimento do milênio.

Ainda durante o evento, os congressistas irão identificar quais os pontos de estrangulamento dos planos em debates, criar propostas para a inclusão dos objetivos do milênio no PPA 2007 estadual e dos municípios, como objetivos específicos, que constarão na Carta de Mato Grosso. Abílio diz que a proposta do Fórum desencadeia o processo de responsabilidade social de instituições, organizações, empresas e sociedade pela construção de um mundo mais justo. “Ao lançar este desafio, a Assembléia Legislativa cumpre com sua função de acompanhar a aplicação de recursos públicos e cria mecanismos de controle e conscientização em defesa dos cidadãos”, afirmou Abílio.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/311322/visualizar/