Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 20 de Março de 2006 às 07:56
Por: Klayton Arruda

    Imprimir


Fundada em 1752 Vila Bela da Santíssima Trindade é uma pequena cidade do interior mato-grossense, localizada a 500 Km de Cuiabá, estrategicamente instalada na fronteira com a Bolívia para conter a invasão espanhola, fato verídico que pode ser percebido nas ruínas do Forte construída pelos escravos no século 17. Geograficamente situada no Vale do Rio Guaporé, o município, marca a transição entre o Cerrado, o Pantanal e a Amazônia. São esses três ecossistemas intercalados que destacam a região, e demonstram o potencial turístico. Em Vila Bela também esta localizada a Cascata dos namorados, uma das mais lindas cachoeiras de Mato Grosso, que desaba esplêndida com mais de 50 metros de altura, alem disso, marcando a serie de homenagens em comemoração ao aniversario da cidade foi exposto o artesanato em palha e argila que é parte importante da cultura dos vila belenses assim como bebidas típicas da região, uma delas o Kanjinjin que é um licor feito com raízes e ervas do Vale do Guaporé, antigamente bebido apenas pelos dançarinos da festa do Congo e de São Benedito. A partir de 94, o consumo da bebida se popularizou. Hoje em dia, é consumido cotidianamente pelos vilabelenses como um aperitivo e é servido aos que chegam como uma forma de saudação.

O publico pode ainda conhecer um pouco do tradicionalismo através Dança do Chorado que é um rito cheio de sedução com uma profunda mágoa escondida. As escravas, ao verem seus entes queridos castigados por mal feitores, teriam usado a técnica para persuadir seus senhores e amenizar-lhes a pena. Sedução que, ainda hoje, é uma marca fundamental do Chorado, um pedido de perdão.

Suas roupagens, suas jóias, seus adereços envolvem as mulheres. Profusão de cores em busca da alegria de viver.

A senhora Maria de Franca vive em Vila Bela há 65 anos, para a pioneira da cidade, o município ainda guarda marcas de gerações passadas, patrimônios históricos são mantidos, certas casas continuam do mesmo jeito que foram construídas há muito tempo, as mudanças segundo ela são das mais diversificadas, no entanto sente saudades da época passada... Se falando em homenagens, o prefeito Wagner da Silveira, fez uma avaliação positiva do evento, segundo ele, a demonstração de danças tradicionais, exposição de bebidas, show com banda são atrativos que mantém a curiosidade da população de forma geral e os atrai a cada ano a prestigiar a festa de aniversario da cidade..





Fonte: SBT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/311468/visualizar/