Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 20 de Março de 2006 às 06:48
Por: Angela Fogaça

    Imprimir


Uma das razões da permanência do 9º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção) em Cuiabá é dar continuidade à rodovia federal BR-163, Cuiabá-Santarém. A afirmação foi dada ao Só Notícias pelo comandante do 9º BEC, coronel Antônio Leite dos Santos Filho. Ele se reuniu na semana passada com o presidente do COmitê BR-163, Jorge Baldo e destacou o interesse do exército em concluir o asfaltamento.

O projeto de construção da rodovia teve início na década de 70, com uma extensão de 1.765 Km, dos quais, até hoje foram pavimentados apenas 714 Km no trecho de Cuiabá até Guarantã do Norte em Mato Grosso e 98 Km no trecho Santarém até Rurópolis, no Pará. O setor produtivo e a classe política do Nortão cobram a pavimentação para escoar a safra agrícola, madeira e outros produtos, via porto de Santarém, para exterior e mercado nacional, com redução de US$ 30/tonelada no frete, além do transporte ser mais rápido.

"Se formos chamados, estaremos prontos para essa missão. Nós aumentamos recentemente nossa força de trabalho, tanto no número de engenheiros quanto na aquisição de equipamentos e temos toda capacidade de realizar essa importante obra", destacou o Coronel.

Uma grande mobilização para chamar a atenção das autoridades políticas para a conclusão da BR-163 está sendo organizada. Essa manifestação, que deverá reunir cerca de 30 mil pessoas, deve ocorrer em Sinop, a maior cidade da região Norte de Mato Grosso. Baldo disse que um dos objetivos da mobilização e realmente encampar a campanha para os batalhões de engenharia do Exército concluírem a BR até Santarém.

A data do manifesto ainda não foi definida.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/311485/visualizar/