Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Segunda - 20 de Março de 2006 às 06:44

    Imprimir


Uma nova variedade de ataques online surpreendentemente poderosos pode sobrecarregar sites populares e atrapalhar o fluxo de e-mails ao explorar as máquinas que gerenciam o tráfego global da Internet. O alerta foi dado por pesquisadores de segurança da VeriSign e do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança.

Detectados pela primeira vez no final do ano passado, os novos ataques direcionam quantidades tão massivas de dados contra os servidores de domínio (DNS) que nem mesmo companhias com tecnologia de ponta conseguem agüentar. Servidores de domínio (DNS) são computadores especializados que ajudam a direcionar o tráfego na Internet.

Em um dos primeiros casos analisados, o assaltante desconhecido tomou o controle de um servidor da África do Sul e propositalmente corrompeu seus dados. O agressor então falsificou pedidos no computador invadido, que enviava dados massivos direcionados para onde ele quisesse.

Especialistas encontraram pelo menos 1,5 mil ataques deste tipo que fecharam sites comerciais, provedores de Internet de grande porte e companhias líderes em infra-estrutura online durante semanas. Os ataques são tão direcionados que a maioria dos internautas nem os nota.

Ken Silva, presidente de segurança da VeriSign, disse que os ataques têm a mesma escala do estrago causado em outubro de 2002, quando nove de 13 computadores principais da Internet foram derrubador por um ataque eletrônico. "Isto é significantemente maior do que vimos em 2002 (...) seria o Katrina das tempestades na Internet", disse Silva.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/311488/visualizar/