Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 20 de Março de 2006 às 06:41

    Imprimir


A nave espacial russa Soyuz se desacoplou nesta segunda-feira da Estação Espacial Internacional (ISS), para deixar livre o espaço onde outra nave chegará no dia 30 de março com novos tripulantes, incluindo o astronauta brasileiro Marco Pontes, anunciou o Centro de Controle de Vôos Espaciais.

Dirigida pelo russo Valeri Tokarev, acompanhado do americano William MacArthur, a Soyuz desacoplou do módulo Zaria da ISS às 6H46 GMT (3H46 de Brasília) e se afastou 50 metros da estação, que ficou momentaneamente deserta, informou o Centro de Controle, citado pela agência Ria Novosti.

A nave espacial precisa esperar o estabelecimento de um contato com a Terra para, posteriormente, acoplar-se ao módulo Zvezda.

O brasileiro Marco Pontes, o americano Jeffrey Williams e o russo Pavel Vinogradov deixaram a Cidade das Estrelas, na periferia de Moscou, no sábado e seguiram para o cosmódromo russo de Baikonur, de onde decolarão no dia 29 de março.

O russo e o americano cumprirão a 13ª missão permanente a bordo da ISS. O brasileiro ocupará o terceiro lugar a bordo da nave Soyuz. Pontes retornará à Terra no dia 9 de abril, com a atual tripulação da ISS.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/311489/visualizar/