Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 18 de Março de 2006 às 10:19

    Imprimir


A filha de Slobodan Milosevic anunciou que impulsionará a exumação do corpo de seu pai do lugar onde ele será enterrado esta tarde na Sérvia para poder sepultá-lo em sua aldeia de origem em Montenegro, segundo declarações divulgadas pela agência sérvia "Beta".

Marija Milosevic, que há anos vive em Montenegro, disse estar "amargurada" pela decisão de sua mãe e de seu irmão de sepultar o pai, o ex-presidente da Sérvia e da Iugoslávia, em sua cidade natal, Pozarevac, cerca de 70 quilômetros ao sudeste de Belgrado.

Marija argumentou que a residência dos Milosevic em Pozarevac é uma herança de sua mãe.

"Essa é para ele uma casa alheia e não deixarei que meu pai fique em jardins alheios. Por isso, iniciarei os procedimentos para sua exumação e enterro em Lijeva Rijeka (Montenegro)", afirmou Marija a um jornal sérvio que é publicado no exterior, segundo informa a "Beta".

Anteriormente, nesta semana, Marija tinha declarado que seu desejo era sepultar o pai na aldeia de Lijeva Rijeka, onde estão enterrados o pai do ex-presidente e todos os seus antepassados. Ela reconheceu que tem divergências com sua mãe e irmão, que presumivelmente vivem na Rússia.

Nenhum dos membros da família de Milosevic assistirá a seu funeral esta tarde em Pozarevac, que não terá honras de Estado.

Milosevic morreu há uma semana em sua cela na prisão do Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII), em Haia, que o julgava desde fevereiro de 2002 por sua responsabilidade nos crimes de guerra cometidos na Bósnia, Croácia e Kosovo.

O féretro com o corpo foi transportado a Belgrado na quarta-feira em um vôo regular da companhia aérea sérvia JAT e de quinta-feira até a manhã de hoje estava exposto em um museu da capital, onde dezenas de milhares de seus seguidores o homenagearam.

Hoje de manhã, mais de 10 mil seguidores do ex-presidente esperaram seu féretro no centro de Belgrado, onde ao meio-dia (8h de Brasília) começou a última cerimônia de sua despedida.

"Slobo, sérvio!", gritava a multidão em uma só voz enquanto o ataúde com os restos do ex-presidente era colocado sobre um palco construído em frente ao Parlamento da Sérvia e Montenegro.

Grandes grupos de simpatizantes do ex-presidente continuam chegando à celebração e, segundo alguns relatórios, seu número já é medido em dezenas de milhares.

Os simpatizantes de Milosevic - que chegaram de todo o país e também da república sérvia da Bósnia - levam bandeiras nacionais, fotos do ex-presidente, flores e cartazes com palavras de ordem, como "Os heróis não morrem, viram lendas" e "Tribunal de Haia, assassino de sérvios".

Vários também levam fotos dos ex-líderes servo-bósnios Radovan Karadzic e Ratko Mladic, os supostos criminosos de guerra mais procurados pelo TPII.

O Partido Socialista da Sérvia (SPS, de Milosevic) e seu antigo aliado no poder, o ultranacionalista Partido Radical Sérvio (SRS) instaram seus membros e simpatizantes a participar hoje em massa da cerimônia em Belgrado para assegurar que o ex-presidente tenha uma grande "despedida popular".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/311685/visualizar/