Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 18 de Março de 2006 às 10:18

    Imprimir


Slobodan Milosevic, que foi o homem forte da antiga Iugoslávia, será enterrado neste sábado, longe da família, em sua cidade natal de Pozarevac.

O ex-presidente iugoslavo, que faleceu aos 64 anos, será sepultado às 15h local, -11h de Brasília-, em cerimônia privada, no jardim da grande propriedade do clã Milosevic, sob a árvore centenária em que conheceu sua esposa.

No entanto, a viúva Mira, exilada desde 2003, não estará presente. Ela desistiu de retornar à Sérvia ao alegar, segundo amigos, ameaças das autoridades.

Os filhos Marko,33 anos, que vive na Rússia, provavelmente com a mãe, e Marija,40 anos, descontentes com o local escolhido para a sepultura também não presenciarão o enterro, assim como o irmão mais velho de Milosevic, Borislav, hospitalizado em Moscou.

Desde a morte do ex-ditador, sábado passado na prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia, apenas os integrantes do Partido Socialista (SPS) participaram na organização da homenagem.

As autoridades sérvias vetaram qualquer manifestação de luto oficial pelo homem considerado responsável por 200 mil mortes durante as guerras da Bósnia, Croácia e Kosovo. Apesar do TPI, que o julgava desde 2002 por genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra, jamais ter divulgado um veredicto.

Derrubado pela pressão popular em outubro de 2000, depois de 13 anos de poder, Slobodan Milosevic, chamado de "Carniceiro dos Balcãs", foi detido em abril de 2001 pelas autoridades reformistas da Sérvia.

Depois de uma cerimônia no Parlamento federal em Belgrado, os defensores de Milosevic escoltarão o comboio fúnebre até Pozarevac, pequena cidade 70 km ao sudeste da capital, onde o SPS local teve que preparar rapidamente uma recepção inesperada.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/311686/visualizar/