Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 18 de Março de 2006 às 06:42

    Imprimir


Uma das seis rodas do veículo explorador Spirit deixou de funcionar no planeta Marte e a sonda apresenta dificuldades para se deslocar, informou hoje o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa, a agência espacial americana.

O Spirit, que há dois anos percorre a superfície marciana, tenta chegar a uma região de grande altitude para permitir que seus painéis recebam energia solar, o que permitiria que o veículo seguisse em funcionamento, declarou o JPL em comunicado.

A entidade acrescentou que o Spirit tem acumulado energia diária apenas para uma hora de funcionamento sobre terreno plano, e que "sua reserva está se esgotando rapidamente".

O problema atinge a roda dianteira direita, que já tinha apresentado defeito nos primeiros meses de operação. O problema foi resolvido quando o veículo começou a andar de ré e pôde distribuir o lubrificante responsável pela normalização de seu funcionamento.

"Esta semana, o motor que impulsiona a roda em questão deixou de funcionar", informou o JPL.

O Spirit se encontra a cerca de 120 metros do setor conhecido como "McCool Hill", onde poderia se alojar no inverno do planeta.

Nas condições atuais, a previsão é de que consiga percorrer apenas 12 metros diários, segundo o JPL.

O Opportunity, o outro veículo explorador da Nasa em Marte, se encontra muito mais perto do equador do planeta e tem luz solar suficiente para seguir funcionando, assegurou a entidade.

Os dois veículos pousaram sobre extremos opostos do planeta em janeiro de 2004, e desde então percorreram a superfície de Marte para estudar suas condições geológicas e atmosféricas e transmitir fotografias à Terra.

Os cientistas do JPL tinham previsto que os veículos funcionassem por um período de três meses. No entanto, no que acabou sendo uma agradável surpresa para a comunidade científica, o Spirit e o Opportunity permaneceram em movimento pela superfície marciana.

Em março de 2004 os dois veículos confirmaram, posicionados em diferentes regiões do planeta, que este tinha registros da existência de água em um passado remoto.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/311763/visualizar/