Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 17 de Março de 2006 às 16:25

    Imprimir


São Paulo - Renovar o visto para os Estados Unidos é uma tarefa que exige paciência de quem vai viajar. A entrevista obrigatória é sinônimo de filas, espera e cansaço. Para tentar agilizar esse processo, a partir de maio, turistas e estudantes que precisarem renovar o documento, no Consulado de São Paulo, não precisarão mais passar pela entrevista.

Os interessados devem comparecer pessoalmente no Consulado para a identificação digital e recolher a taxa de solicitação de vistos, (no Citibank, em valor equivalente a US$100), preencher os formulários (disponíveis no site www.visto-eua.com.br), anexar foto tamanho 5x7, e apresentar passaporte com validade mínima de seis meses antes da viagem. Depois da identificação digital, o solicitante deve efetuar, no Consulado, o pagamento do visto. O atendimento vai das 13 às 15 horas, de segunda a sexta.

Negócios A medida segue o modelo Business Programa Plus (BPP), criado há cerca de um mês pelo Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo para facilitar o atendimento de empresários brasileiros ou estrangeiros com residência fixa no Brasil. O programa dispensa a entrevista e o agendamento e serve para renovar vistos de negócio dos tipos B1, B1/B2, H1B, H4, I, L1, L2, O1, O2, O3, R1 e R2. O atendimento sem agendamento ou entrevista será aceito somente se o solicitante tiver no passaporte visto igual ainda válido ou expirado há no máximo 12 meses. Mesmo com essas facilidades, os pedidos devem ser feitos com antecedência mínima de uma semana em relação à data da viagem e não são aceitos casos de emergência. Para quem tem visto vencido há mais de um ano, o processo de renovação segue as mesmas regras do processo para retirada do primeiro visto.

O BPP está aberto somente para renovação do mesmo tipo de visto e atende apenas residentes da área coberta pelo Consulado de São Paulo, que inclui também os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Os que não se encaixam nessas circunstâncias devem seguir o processo normal, com agendamento de entrevista, mediante pagamento de mais uma taxa, de R$ 38, que cobre a liberação de informações e o agendamento.

Motivo Com a queda do dólar, estimulando as viagens aos Estados Unidos, e o vencimento de vistos de dez anos emitidos entre 1995 e 2004, houve um aumento da procura pela renovação do documento, segundo informou o Consulado. O tempo de espera estimado para quem pede um visto pelo consulado de São Paulo é, hoje, de 36 a 45 dias. O Consulado espera, com a medida, agilizar esse processo.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/311877/visualizar/