Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 17 de Março de 2006 às 15:02
Por: Patrícia Neves

    Imprimir


O Governo do Estado deu início nesta sexta-feira (17), em Acorizal (62 km ao Norte de Cuiabá), à ação de recuperação da mata ciliar da Bacia do Rio Cuiabá. Junto com os moradores da cidade, o secretário de Meio Ambiente, Marcos Machado, fez uma caminhada ecológica até a beira do rio, onde foram plantadas quatro mil mudas de espécies nativas como Sarã, Ingá, Genipapo e Paineira.

“O foco é despertar a população das margens do Rio Cuiabá e das suas bacias para o cuidado com a recuperação e preservação da mata ciliar. Temos a partir daí a intenção de levar a toda população urbana um sentimento de reação ao tratamento que está sendo dado ao rio”, afirmou o secretário.

O plantio faz parte do projeto de Recuperação e Conservação da Bacia do Rio Cuiabá, coordenado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) em parceria com a Justiça Federal em Mato Grosso, Empaer, Indea e Secretaria de Meio Ambiente de Acorizal. O projeto ficou suspenso por um período de dois anos, de 2003 a 2005 e foi retomado em novembro do ano passado, com a fase de fiscalização às dragas e indústrias instaladas à margem do rio.”São três etapas: fiscalização, conscientização e prevenção”, destacou o secretário.

De acordo com Marcos machado, o projeto é permanente e as próximas ações devem chegar até às Baías do Pantanal. Está prevista também uma grande atividade para o dia do aniversário de Cuiabá. “Nós vamos dar o grito verde, para tentar devolver a Cuiabá o título de Cidade Verde, e presentear a população com mudas de árvores”, disse o secretário. As mudas vão ser distribuídas nos parques Massairo Okamura, Mãe Bonifácia e Zé Boloflô.

No plantio das mudas em Acorizal, autoridades se misturavam a moradores anônimos como a dona Maria Martinha, de 67 anos, e Marcelo Oliveira, de 11 anos, que viveram pela primeira vez a emoção de plantar uma árvore.

Desde a terça-feira (14/03), uma equipe de técnicos da Superintendência de Educação Ambiental da Sema começou a ação no município. Cerca de dois mil alunos da rede pública de ensino participaram de palestras de conscientização. Foram abordados temas como legislação ambiental, uso e conservação da água e do solo, resíduo sólido e recuperação da mata ciliar.

A gestora pública, Gleidy Maria, uma das palestrantes da Sema, explicou que nas abordagens com alunos de diferentes idades, em apenas meia hora em média, levava os pequenos a perceber que a questão ambiental e econômica andam juntas e uma precisa respeitar e viver harmoniosamente com a outra.”Nós fizemos com que eles percebessem que são parte deste processo. Não adianta só falar para não jogar lixo no rio, eles precisam entender o que ocorre e como podem ser atingidos”, explicou a educadora ambiental.

Parece que o recado foi compreendido. Na abertura do evento, meninos e meninas de Acorizal fizeram apresentações culturais, com reflexão sobre o tema. Com o slogan “Salve-me” e “Água fonte da vida”, alunos das escolas da rede pública fizeram ecoar o grito de socorro do Rio Cuiabá. Por meio do teatro mostraram o benefício do rio limpo e os danos causados por um rio poluído.

A secretária de Ação Social da cidade, Deise Fátima da Silva, gravou um CD com uma música dedicada especialmente para a preservação do rio.

O prefeito da cidade, Meraldo Sá, destacou que o governador Blairo Maggi tem feito muito por Acorizal e agradeceu por ter sido escolhido para fazer a abertura deste projeto. “Essa ação é uma forma de garantir o futuro do rio para os nossos filhos, nossos netos. Nós sabemos que meio ambiente hoje faz parte tanto da saúde como da educação”, ressaltou o prefeito.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/311909/visualizar/