Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 17 de Março de 2006 às 06:30

    Imprimir


A Indonésia sofreu na última terça-feira os efeitos de um tsunami (onda gigante), que matou três pessoas e destruiu uma pequena aldeia na ilha de Buru, conhecida por ter sido transformada em prisão para detentos políticos durante a ditadura de Suharto (1965-1998), informou hoje o diário local Republika.

As ondas gigantes foram provocadas por um maremoto de 6,7 graus de magnitude, segundo os últimos dados do US Geological Survey (instituição ligada ao governo americano especializada em catástrofes naturais), que já reduziu em um décimo a intensidade do terremoto ocorrido na terça-feira às 15h57 locais (6h57 de Brasília). O arquipélago indonésio está situado sobre uma região de grande atividade sísmica e vulcânica, conhecida como "Anel de Fogo".

Bakri Lumbessy, vereador da aldeia de Pela, declarou que 116 casas foram destruídas e cerca de 1.200 pessoas tiveram de ser evacuadas. "Os habitantes de Pela correram para uma montanha que está a cinco quilômetros para buscar refúgio", disse Lumbessy ao jornal.

Em dezembro de 2004, um tsunami provocado pelo maior sismo das últimas quatro décadas arrasou o litoral de 11 países do oceano Índico e causou a morte de mais de 220 mil pessoas.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/312146/visualizar/