Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 16 de Março de 2006 às 19:33

    Imprimir


CABUL - Os seis primeiros casos do vírus H5N1 da gripe aviária foram confirmados no Afeganistão, informou nesta quinta-feira o governo afegão e a Missão de Assistência da ONU no país (Unama) em comunicado conjunto. Os casos foram detectados em testes em aves do distrito de Dasht-e-Barchi, em Cabul, a cidade de Jalalabad, leste do Afeganistão, e do distrito de Khogiani, na província de Nargarhar, leste do país. Até agora, segundo afirma o comunicado, o vírus foi encontrado apenas em aves.

A ONU e o governo afegão anunciaram várias medidas de prevenção para conter a propagação do vírus. Como resposta imediata diante da confirmação dos primeiros casos da doença, serão sacrificadas as aves na zona afetada, enquanto os mercados de produtos de granja estarão fechados até que sejam desinfetados.

Por outro lado, o Governo e a Unama estudam outorgar compensações para os agricultores que se virem afetados pela medida.

Serão lançadas campanhas para informar a população das medidas que poderiam adotar para evitar a doença.

O governo afegão criou também um novo comitê nacional, apoiado pela FAO, a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Unama, entre outras, para coordenar as medidas contra a doença.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/312193/visualizar/