Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 16 de Março de 2006 às 18:40

    Imprimir


LONDRES - O micromapa mede apenas poucas centenas de nanômetros (um bilionésimo de metro) de largura - tamanho menor até do que algumas bactérias -, numa escala de 1 para 200 trilhões.

O resultado da experiência, realizada no Instituto de Tecnologia da Califórnia, foi publicado na última edição da revista Nature.

Segundo os pesquisadores responsáveis, a técnica poderia ser usada no campo emergente da nanotecnologia, que busca desenvolver novos materiais, dispositivos e sistemas por meio da manipulação de moléculas e átomos individuais.

Além do mapa das Américas, a equipe de pesquisadores americanos usou a técnica de juntar pedaços de DNA para criar meia dezena de formas, incluindo um quadrado, um triângulo, uma estrela de cinco pontas e uma cara sorridente.

As técnicas para juntar pedaços de DNA para compor formas específicas ou mesmo produzir dispositivos com comportamento semelhante ao de máquinas já haviam sido desenvolvidas anteriormente, mas o estudo dos pesquisadores da Califórnia teria desenvolvido um processo de manipulação mais fácil e mais rápido.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/312204/visualizar/