Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 15 de Março de 2006 às 16:20

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) inicia nesta sexta-feira(17), em Acorizal, o projeto de Recuperação e Conservação da Bacia do Rio Cuiabá, desenvolvido em parceria com o Ministério Público Estadual, Empaer, Indea, Secretaria de Educação (Seduc) e Secretaria de Meio Ambiente de Acorizal. Haverá palestras voltadas aos alunos da rede pública de ensino sobre a importância da recuperação do rio e um mutirão para o plantio de árvores nativas às margens do Cuiabá.

O objetivo desta ação é recuperar as áreas degradadas pela ação do homem e chamar a atenção não só das autoridades, mas também da população, sobre a necessidade de revitalizar um dos mais importantes rios de Mato Grosso.

Os alunos das redes estadual, municipal e moradores do município farão o plantio de árvores, sob orientação e acompanhamento dos técnicos da secretaria de Meio Ambiente. Serão plantadas 4 mil mudas de espécies nativas como Sarã, Ingá, Genipapo e Paineira. As mudas foram cedidas pela Empresa Mato-grossense de Extensão Rural (Emaper).

Fazem parte ainda da programação uma caminhada ecológica feita por autoridades, entre elas o governador Blairo Maggi e o secretário de Meio Ambiente, Marcos Machado, às margens do rio Cuiabá, e a distribuição camisetas e bonés com frases elaboradas pela Superintendência de Educação Ambiental da Sema, chamando a comunidade local para um compromisso de recuperação e preservação da mata ciliar, que tem a função de evitar o processo de erosão do barranco que dá sustentação para a manutenção do leito do rio.

O plantio de mudas nativas para a recuperação da mata ciliar do rio Cuiabá terá inicio em Acorizal e se estenderá a outros municípios. A próxima etapa do projeto será feita na comunidade Engenho Velho, município de Santo Antonio de Leverger, onde a vegetação nativa às margens do rio também se encontra degradada.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/312563/visualizar/