Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quarta - 15 de Março de 2006 às 15:04
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


O Instituto Sócioambiental (ISA), em parceria com o Governo do Estado e a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) devem firmar parcerias para desenvolver ações em conjunto nas microrregiões de Canarana e do Norte do Araguaia. Os projetos podem ser executados por meio do Programa MT Regional e os consórcios intermunicipais de desenvolvimento econômico e social, em execução desde o ano passado, além de compartilhar tarefas conforme determina o Programa MT Floresta, em vigor a partir janeiro deste ano.

A proposta foi feita na manhã desta quarta-feira (15.03) pelo secretário de Desenvolvimento Rural (Seder), Clóves Vettorato, aos membros da ong, Márcio Santili e Daniela de Paula. A sugestão será concretizada por meio de assinatura de termo de cooperação entre a Seder e o ISA. Como resultado dessa parceria, no próximo dia 23, em Água Boa (730 km a Leste de Cuiabá), a ong mandará um representante para participar da reunião do recém-formado consórcio do Vale do Médio Araguaia, que reúne 16 Municípios.

Vettorato fez uma apresentação do MT Regional para os ambientalistas, ocasião em se propôs a ser parceiro do ISA nas ações. O MT Regional é um programa que unifica todas as ações parai estimular o desenvolvimento de cada região. Toda a estrutura de Governo está atuando na organização das cadeias produtivas, elaboração de programas e projetos, assistência técnica e regularização fundiária.

O secretário explicou ainda a formação dos consórcios que visam promover o desenvolvimento econômico e social dos Municípios de forma sustentável, diminuindo as desigualdades regionais, mortalidade infantil e a taxa de analfabetismo. Além do Médio Araguaia, três consórcios estão em andamento: o do Baixada Cuiabana, Alto Rio Paraguai e da região Sul. Juntos, somam 40 Municípios. “Eu não entro em nenhum projeto que não tenha começo, meio e fim”, disse o secretário explicando os objetivos e a formatação dos consórcios.

Santili, que é o coordenador da campanha ´Y Ikatu Xingu, que visa proteger e recuperar as nascentes e matas ciliares do Rio Xingu, entusiasmo-se com com os programas do Governo do Estado. “Vamos abraça essa idéia. Eu concordo plenamente com essas estratégias. É por aí o caminho”, disse o ambientalista.

A campanha do ISA está unindo índios, fazendeiros, agricultores, governos, comerciantes e sociedade em geral para proteger o Rio Xingu. Agora, em parceria com os consórcios e o MT Regional, a ong vai ampliar sua atuação para firmar convênios para formação de viveiros, reflorestamento de cabeceiras e matas ciliares, entre outras propostas acordadas com os prefeitos. O superintendente de Política Agrícola da Seder, Rogério Monteiro Silva, será o interlocutor com a das ações da ong com o Governo.





Fonte: Assessoria/Seder-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/312582/visualizar/