Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 16 de Janeiro de 2013 às 05:53
Por: RENATA NEVES

    Imprimir


Secom-MT
Segundo a ação, o governador teria convocado servidores da Empaer, inclusive do interior, para uma reunião em Cuiabá em
Segundo a ação, o governador teria convocado servidores da Empaer, inclusive do interior, para uma reunião em Cuiabá em
Com cinco votos favoráveis e apenas um contrário, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgou improcedente representação eleitoral na qual o governador Silval Barbosa (PMDB) e o vice-governador Chico Daltro (PSD) eram acusados de compra de votos e prática de conduta vedada durante a campanha eleitoral de 2010, episódio que ficou conhecido como “Caso Empaer”.

A representação foi proposta pelo atual prefeito de Cuiabá e então candidato a governador, Mauro Mendes (PSB), e pedia a cassação dos diplomas de ambos.

Silval e Daltro foram acusados de terem convocado servidores da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), sendo alguns lotados em municípios do interior, e custeado diárias e transportes para que eles participassem de reunião política com o governador, que, na época, era candidato à reeleição. Na referida reunião teria ainda sido registrado o crime de compra de votos.

A representação foi originada após desmembramento de Ação de Investigação Eleitoral através da qual se apurava suposto crime de abuso de poder em decorrência dos mesmos fatos. A referida ação foi julgada improcedente.

No mérito da representação, a defesa dos acusados alegou a inexistência de provas de que tenha havido a convocação ou mesmo promessa, doação ou oferecimento de qualquer benefício em troca de voto.

Afirmou ainda que a convocação foi feita para a reunião de trabalho ocorrida durante a tarde do dia 5 de agosto, e não para a reunião política realizada à noite. Para esta, teria sido feito “mero convite informal” àqueles que dela tivessem interesse de participar.

Em seu voto, o relator do processo, desembargador Gerson Ferreira Paes, afirmou não haver qualquer elemento que comprove a compra de votos. O magistrado também derrubou a acusação referente à suposta conduta vedada praticada por ambos.

“É dizer: não restou comprovada a alegada conduta vedada praticada pelos representados, ou realizada em benefício ilícito de suas campanhas, nem mesmo o necessário vínculo entre a conduta e a citada campanha [...]”, diz trecho do voto.

Com base em depoimentos de servidores presentes do evento, o desembargador rechaçou ainda a existência de suposto uso da máquina para custear o transporte e diárias dos servidores.

“[...] é plenamente aceitável a tese de que tenha sido interesse pessoal de cada servidor, e não imposição hierárquica, o comparecimento à reunião política, haja vista que nela seria entregue ao candidato uma pauta de reivindicação daquela categoria de servidores [...]”.

Votaram com o relator os juízes Gilperes Fernandes da Silva, Francisco Alexandre Ferreira Mendes Neto, José Luiz Blaszak e Samuel Franco Dalia Junior. Apenas o juiz Pedro Francisco da Silva votou pela procedência da representação.




Fonte: DO DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/31262/visualizar/