Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 15 de Março de 2006 às 11:30

    Imprimir


Arqueólogos indianos descobriram no estado de Haryana (norte do país) uma cidade pertencente à civilização Harappa, de 5 mil anos de idade, informou hoje a agência de notícias "Ians".

Uma área de cerca de 13 hectares até agora cultivados na região de Meham, do distrito de Rohtak, a 100 quilômetros de Nova Délhi, cobre aparentemente os restos de uma cidade da civilização Harappa, de que até agora só haviam sido encontrados pequenos povoados em Haryana.

Os arqueólogos, que começaram a proteger o local, chamado Daksh Khera, descobriram a cidade, que está localizada a três metros de profundidade, depois que os meios de comunicação informaram sobre a descoberta de um esqueleto muito antigo.

Os analistas disseram que a riqueza dos objetos encontrados indica que estes pertencem à civilização Harappa, mas avisam que levará meses ou até anos para escavar uma parte substancial da cidade.

Esta poderia ter sido construída nas margens do rio Yamuna, que naquela época atravessava a região, mas cujo curso mudou há séculos, segundo o arqueólogo Suraj Bhan.

Os primeiros restos da civilização Harappa, também chamada de civilização do vale do rio Indus, foram encontrados em 1921 nas cidades de Harappa e Mohenjodaro, situadas no que agora é o Paquistão.

Descobertas posteriores nos estados do Punjab, Uttar Pradesh e Haryana, no norte da Índia, demonstraram que essa civilização não vivia somente nas margens do Indus, mas também se estendeu rumo ao leste.

Dos 1.500 lugares onde foram encontrados restos da civilização Harappa, 500 deles estão localizados ao longo do curso dos rios Indus, Jhelum, Ravi, Beas, Sutlej e Chenab, enquanto que outros 900 estão nas margens dos riachos Saraswati e Drishdati.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/312632/visualizar/