Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 15 de Março de 2006 às 06:38
Por: Eduardo Kattah

    Imprimir


Belo Horizonte - Uma força-tarefa começou nesta terça uma operação para lacrar as mineradoras localizadas nas margens ou no leito dos rios Abaeté, Tiros e Borrachudo, em São Gonçalo do Abaeté, noroeste de Minas Gerais. A extração ilegal de diamantes no local estaria provocando grande degradação ambiental.

De acordo com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), participam da operação cerca de 60 pessoas, dos órgãos ambientais do Estado, Ministério Público Federal (MPF) e Estadual (MPE), Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), além das polícias Militar de Meio Ambiente, Federal e Civil. Dois helicópteros são usados como apoio.

Na segunda, com base em denúncias do MPE, o secretário estadual de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, determinou a suspensão imediata de todas as atividades de mineração, inclusive as licenciadas, no Rio Abaeté, afluente do São Francisco. Os promotores ambientais constataram que bacia está sendo degradada pela extração de diamantes, o que já causou o estouro de seis barragens de contenção, provocando grandes problemas ambientais.

A expectativa da Feam é de lacrar durante a operação cerca de 200 dragas, instaladas em uma extensão de 100 quilômetros do rio Abaeté, e parar 40 frentes de lavra mecanizadas. Assessores da Fundação informaram que a operação foi prejudicada hoje pela forte chuva que na região.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/312798/visualizar/