Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 14 de Março de 2006 às 23:45
Por: Luciane Mildenberger

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), por meio da Gerência de Qualidade de Vida no Trabalho, lançou nesta terça-feira (14.03), na Escola Fazendária – Complexo III, o Programa Vida Saudável, o qual consiste em orientações de Nutrição e Atividade Física, envolvendo ações educativas, preventivas e curativas de saúde, para a promoção de hábitos saudáveis.

Segundo a gerente do Qualidade de Vida na Sefaz, Alessandra Carla Rinschede Benevides, o programa visa auxiliar na terapêutica de diversas patologias já existentes dentre os servidores fazendários e na redução dos fatores de risco que influenciam o estilo e qualidade de vida de cada um deles.

O público-alvo envolve os servidores com sobrepeso e obesidade, sedentários, diabéticos e hipertensos, que serão atendidos individualmente, através de prescrição de exercícios físicos e de dietas balanceadas. O programa também vai aplicar palestras educativas a 120 servidores, divididos em dois grupos de 60 pessoas, a cada trimestre. O segundo grupo de servidores inicia o programa a partir de agosto de 2006.

Nesta terça-feira foi realizada, com a turma "A", a palestra sobre "Reeducação Alimentar, emagrecimento e manutenção da saúde”, com a nutricionista Ludmilla de Angelis. A palestra será repetida nesta quarta-feira (15.03), às 14h, com a turma B. Ainda nesta semana, na quinta e sexta-feira (16 e 17/03), as turmas A e B vão assistir as palestras “Alimentação para o controle da hipertensão arterial e gorduras no sangue (colesterol e triglicérides)” e “Atividade Física é Qualidade de Vida”, com a nutricionista Ludmilla de Angelis e as educadoras físicas Gabriela Rodrigues e Silmara Oliveira.

Para o dia 29 de março, às 8h30, está programada uma mesa redonda com as turmas A e B sobre os temas “Rotulagem Alimentar” e “Dicas para compras em supermercados”. As próximas mesas redondas serão realizadas nos dias 18 de abril, sobre “Técnicas de estilo de vida, de atitude, de relacionamento e nutrição” e “Dicas saudáveis para os dias de festa”; em 08 de maio, sobre “Alimentação e atividade física” e “A polêmica de alimentos diet e light”; encerrando no dia 29 de maio, com os temas “Boa postura nas atividades diárias” e “Alimentos funcionais”.

RESULTADOS ESPERADOS – A Secretaria de Fazenda espera com o Programa Vida Saudável atingir algumas metas previstas, como: alcançar a participação efetiva de 50% dos servidores previstos para o evento; atingir índices de valorização, motivação e satisfação dos servidores em torno de 60%; conseguir que 40% dos servidores iniciem a prática de atividade física regular e apresentem melhora no condicionamento físico; que os servidores obesos apresentem perda de peso de 5% a 10% do peso corporal; que 50% dos servidores com sobrepeso apresentem ao final do programa peso adequado para a estatura; que 50% dos servidores apresentem melhoras satisfatórias quanto à qualidade de sua alimentação; que 40% dos servidores hipertensos reduzam e/ou controlem a pressão arterial com as práticas adotadas; e que 50% dos servidores sintam-se sensibilizados sobre uma vida saudável após a realização do programa.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/312818/visualizar/