Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 14 de Março de 2006 às 23:39
Por: Toninho de Souza

    Imprimir


Até o mês de maio Mato Grosso já terá implantado o Fórum Estadual de Produção Mais Limpa. O conselho, formado por representantes da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e da sociedade civil organizada, terá a missão de incentivar as empresas que utilizam os recursos naturais como água e a madeira, a utilizarem tecnologias que garantam o uso racional da matéria prima, promovendo a redução dos custos de produção e minizando os prejuízos causados ao meio ambiente.

O Fórum de Produção Mais Limpa foi criado pelo ministério do Meio Ambiente em 1989, com o objetivo de garantir uma melhor qualidade de vida à população brasileira que habita as cidades. Cabe a cada Estado colocar em prática o projeto, através da escolha dos integrantes do conselho que tem a responsabilidade de gerir o programa e a realização de seminários e campanhas de conscientização junto ao empresariado.

A criação do fórum mato-grossense foi discutida na última segunda-feira (13/03), durante o l° Workshop de Produção Mais Limpa, realizado no auditório da secretaria de Meio Ambiente (Sema). Na oportunidade ficou estabelecido a realização de uma conferência estadual programada para o mês de abril e a implantação definitiva do conselho durante o 8° Congresso e Exposição Internacional sobre Florestas (Forest), que será realizado de 22 a 25 de maio em Cuiabá.

Na prática, o conselho fará campanhas regionais estimulando o empresariado a investir em tecnologias baratas e que aproveitam praticamente tudo da matéria prima. O principal exemplo vem da indústria madeireira. “Numa cerraria hoje, apenas a tora beneficiada desperta interesse comercial, mas a casca da madeira e outros resíduos também podem ser aproveitados. Com isso o empresário aumenta os seus lucros e o meio ambiente também ganha com a redução da poluição” diz Eduardo Figueiredo, Coordenador de Resíduos Sólidos da Sema.

A experiência tem sido desenvolvida com sucesso em outros estados como São Paulo e Minas Gerais. Em Mato Grosso, a secretaria de Meio Ambiente, contará com o apoio de entidades de classe como Federação das Indútrias (Fiemt), Famato, Sindicato dos Madeireiros e outros representantes da sociedade organizada, para tentar conscientizar os empresários locais sobre a importância da inclusão no programa de Produção Mais Limpa.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/312819/visualizar/