Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 13 de Março de 2006 às 17:30

    Imprimir


As segunda e terceira etapas do remanejamento de Zonas Eleitorais promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso implicou na reimpressão de cerca de 370 mil títulos de eleitor. A maioria desses documentos pertence a eleitores de Cuiabá e Várzea Grande.

O remanejamento foi iniciado em 2004, quando o Pleno do TRE/MT decidiu alterar a distribuição geográfica das 60 Zonas Eleitorais. Denominado "Justiça Eleitoral mais próxima do cidadão", o projeto visou instalar sedes de regiões eleitorais em cidades mais afastadas ou em franco desenvolvimento, ampliar a presença da Justiça Eleitoral nas regiões Araguaia, Nortão e Noroeste do Estado.

No total, serão remanejadas 12 Zonas Eleitorais, além da uma mudança de sede dentro da mesma jurisdição. Cuiabá, que tinha 11 Zonas, ficou com apenas seis regiões. É a cidade que terá o maior número de títulos de eleitor reimpressos: 143 mil. É seguida por Várzea Grande, que perdeu uma Zona Eleitoral e teve reimpressos 78 mil títulos de eleitor. O remanejamento, nestas duas etapas (a segunda ocorreu no final do ano passado), atingirá eleitores de 22 cidades. A criação/instalação das próximas Zonas no interior ocorre ainda neste mês, em Brasnorte, Cotriguaçu, Aripuanã, Nova Monte Verde, Guarantã do Norte e Ribeirão Cascalheira.

Reimpressão

A reimpressão dos títulos foi necessária porque o remanejamento das Zonas Eleitorais também provocou mudança no número de seções eleitorais. Em Cuiabá, por exemplo, com a extinção das Zonas 56, 53, 48, 50 e 38, todos os títulos foram reimpressos porque os eleitores votarão em seções que pertencem, respectivamente, às Zonas 1, 37, 39, 51 e 55. Para se ter um exemplo, os bairros da região do Coxipó eram divididos entre as Zonas 38 e 55. Agora, todos pertencem à uma única Zona Eleitoral.

As mudanças de Zona e de seção eleitoral não provocaram alteração de local de votação. Mesmo assim, no dia da eleição, as seções eleitorais apresentarão cartazes com os números antigo e novo. A entrega do documento, conforme disciplina contida em Provimento da Corregedoria Regional Eleitoral, deve ocorrer até o dia 1° de outubro, o dia da eleição para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.





Fonte: Tribunal Regional Eleitoral

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/313097/visualizar/