Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 13 de Março de 2006 às 12:44

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sustentou hoje que a "democracia política" se consolida na América Latina, mas admitiu que a região tem uma dívida social "muito grande" que deve ser atendida o mais rápido possível.

"A democracia política está com suas raízes mais sólidas porque as instituições estão funcionando bem em todos os países", disse o governante brasileiro em seu programa semanal de rádio.

No entanto, observou que "a democracia social depende ainda do pagamento da dívida social, de que se saibam atender as demandas sociais, que são muito grandes em toda a América Latina".

Esclareceu, no entanto, que está convencido de que nesse sentido "estão sendo dados passos importantes".

Na opinião de Lula, uma prova da consolidação do processo democrático foi observada no fim de semana passado durante a posse da presidente chilena, Michelle Bachelet, que reuniu "quase todos os presidentes da América Latina".

Segundo Lula, "foi um fato importante, porque a nova presidente do Chile foi vítima de autoritarismo, foi perseguida, presa e seu pai foi assassinado".

Ele apontou também que sua participação dos atos de posse foi em parte "uma mostra de agradecimento e para valorizar a consagração da democracia na América do Sul, na América Latina e, especialmente, no Chile".

O Brasil "tem um compromisso de gratidão com o povo chileno pelo que ele fez quando acolheu brasileiros perseguidos nos tempos de regimes militares", declarou Lula.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/313181/visualizar/