Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 13 de Março de 2006 às 11:55

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu hoje que as tropas brasileiras continuarão no Haiti enquanto o Governo deste país e a ONU acharem necessário.

"Estamos subordinados à orientação da ONU e à vontade soberana do povo e do Governo do Haiti", declarou Lula em seu programa semanal de rádio, sobre os 1.200 soldados brasileiros que integram a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah).

A força de paz é formada por 6.700 militares, 1.622 policiais, 548 funcionários internacionais, 154 voluntários das Nações Unidas e 995 funcionários nacionais.

Integram a Minustah, entre outros países, Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Croácia, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Guatemala, Jordânia, Malásia, Marrocos, Nepal, Paraguai, Peru, Filipinas, Sri Lanka e Uruguai.

Lula se reuniu no sábado com o presidente eleito do Haiti, René Préval, durante uma visita deste a Brasília, de onde viajaram juntos ao Chile para assistir à posse da presidente Michelle Bachelett.

O governante brasileiro explicou que Préval lhe disse que o Haiti precisará das tropas da ONU "até que se possa montar a estrutura policial do país, de modo a não criar um vazio" em assuntos de segurança.

Segundo Lula, quando a ONU der por terminado o trabalho da Minustah, as tropas brasileiras "retornarão ao Brasil com a consciência tranqüila e a consciência do dever cumprido".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/313191/visualizar/