Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 13 de Março de 2006 às 09:34
Por: André Xavier

    Imprimir


Alta Floresta, MT - Compor uma música em homenagem aos 50 anos de fundação de Alta Floresta a ser comemorado no próximo dia 19 de maio. Este foi o compromisso público assumido pelo cantor e compositor mato-grossense, Roberto Lucialdo, durante sua apresentação para cerca de 600 estudantes da Universidade de Alta Floresta (Uniflor), ocorrida no auditório da instituição, na noite desta sexta-feira (10.03).

Roberto Lucialdo participou da caravana do workshop “Comércio Exterior e Políticas de Desenvolvimento Econômico” realizado pela Casa Civil em parceria com a Fiemt, Fecomércio, Facmat, secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia e Secretaria de Estado de Turismo. Na palestra ele contou um pouco sobre sua origem e a história do Coxipó do Ouro, região onde os bandeirantes chegaram em busca de ouro e fundaram Cuiabá no século XVIII.

O músico destacou sua vivência desde a infância nas rodas de rasqueado, cururu e siriri e apresentou ao violão, suas músicas mais conhecidas como “A Lua”, “Cuiabá, Cuiabá” e outras, sendo acompanhado com palmas pela platéia de estudantes universitários. Ao final, Roberto Lucialdo convidou o instrumentista e servidor da Casa Civil, Albenir, e a cantora e jornalista da Secom, Eli Cristina, para se apresentarem. Depois dos números musicais, Roberto Lucialdo lembrou que já compôs músicas em homenagem a Cuiabá e Rosário Oeste e se comprometeu a compor uma música em homenagem a Alta Floresta. Para o reitor Luiz Antonio Tobias, a noite cultural foi um privilégio proporcionado pelo governo do Estado aos estudantes e à universidade.

Segundo Luiz Antonio Pagot, desde o primeiro workshop realizado no ano passado, em Diamantino, o evento sempre leva um artista mato-grossense que, no período noturno, ministra palestra sobre cultura para estudantes e comunidade em geral. Naquela ocasião, a dupla de artistas, Vera Capilé e Abel Santos, ministraram as palestras culturais.

“Nessa nova perspectiva de um Estado com um futuro promissor, em todos os segmentos econômicos é preciso estimular o empreendedorismo e levar conhecimento sobre a cultura mato-grossense a todo o Estado, por isso agregamos esta atividade cultural aos workshops”, destacou o secretário.

Na opinião de Pagot é importante que as várias facetas culturais de um Estado das proporções de Mato Grosso sejam difundidas para conhecimento de todos. Para ele, essa forma de trocar conhecimento também é um caminho para a integração cultural. “É importante que um mato-grossense do norte do Estado conheça a cultura pantaneira, ou que um poconeano conheça a história e a cultura da região do Araguaia. Embora seja apresentada preferencialmente aos estudantes do ensino médio, as palestras e mostras artísticas são abertas a toda a comunidade do município que sedia o workshop”, explicou.

O workshop sediado em Alta Floresta foi o sexto já realizado pela Casa Civil depois dos de Diamantino (25 de novembro/2005), Campo Novo dos Parecis (02 de dezembro/2005), Campo Verde (16 de dezembro/2005), Tangará da Serra (03 de fevereiro/2006) e Várzea Grande (10 de fevereiro/2006). O secretário informou que já estão sendo agendados os próximos nos municípios de Água Boa (24 de março), Juína (07 de abril), Rosário do Oeste (28 de abril), Cáceres (12 de maio), Colíder (19 de maio), Rondonópolis (26 de maio), Sinop (09 de junho), Pontes e Lacerda (23 de junho), Barra do Garça (07 de julho), Sorriso (21 de julho) e Mirassol d’Oeste (18 de agosto).





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/313258/visualizar/