Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 11 de Março de 2006 às 12:20

    Imprimir


O Ministério sul-coreano da Unificação informou no sábado que a Coréia do Norte adiou conversações ministeriais previstas para acontecer com Seul, em função de um grande exercício conjunto de tropas americanas e sul-coreanas programado para este mês.

O ministério informou em comunicado à imprensa que o delegado principal de Pyongyang, de escalão equivalente ao de um ministro, conselheiro de gabinete Kwon Ho-ung, notificou o ministro da Unificação de Seul, Lee Jong-seok, que as conversações serão adiadas até abril.

A Coréia do Norte criticou o exercício militar conjunto dos Estados Unidos e Coréia do Sul, que tem por objetivo coordenar a defesa da parte sul da península, dizendo que se trata de um ensaio de invasão.

"Nossa posição é que exercícios de guerra hostis e diálogo pacífico são duas coisas que não condizem", teria dito Kwon na mensagem divulgada pela KCNA, a imprensa oficial da Coréia do Norte.

O adiamento acontece no momento em que as negociações entre seis partes visando pôr fim aos programas nucleares da Coréia do Norte tropeçaram num obstáculo representado pela repressão dos EUA a empresas suspeitas por Washington de ajudar Pyongyang a fazer falsificações de dinheiro e outras atividades ilegais.

A Coréia do Sul também lamentou o adiamento das discussões.

"O adiamento é difícil de compreender, na medida em que já deixamos claro repetidas vezes que o exercício militar conjunto com os Estados Unidos visa nossa defesa e é conduzido anualmente", disse o Ministério da Unificação.

Os encontros ministeriais anteriores entre as duas Coréias, que, tecnicamente, permanecem em guerra, já renderam acordos cobrindo a assistência econômica, mineração e cooperação humanitária.

Washington disse que suspeita do envolvimento da Coréia do Norte em falsificação de dinheiro, lavagem de dinheiro e o narcotráfico, atividades que, segundo os EUA, teriam ajudado Pyongyang a financiar seus programas de armas nucleares.

Em comunicado separado divulgado no sábado o Ministério da Unificação sul-coreano disse que o governo busca a pronta retomada das conversações entre as duas Coréias, os Estados Unidos, China, Rússia e Japão.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/313477/visualizar/