Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 11 de Março de 2006 às 09:36
Por: Patrícia Neves

    Imprimir


Um curto circuito na instalação elétrica de uma tomada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta, do Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC), fez com que as oito pessoas que estavam internadas fossem transferidas na manhã de ontem para outros hospitais da rede pública. De acordo com a direção do PSMC, a oscilação no fornecimento de energia, por volta das 8h30, teria ocasionado o defeito na parte elétrica. O cabo de uma enceradeira que estava ligado na tomada queimou.

Não houve incêndio dentro da UTI, mas o local chegou a ficar com fumaça por causa da fiação, que queimou. "A transferência ocorreu por medida de segurança". A afirmação é do superintendente do PSMC, Fernando Carvalho. A pane trouxe à tona o terror ocorrido em janeiro em 2004, quando três pessoas morreram dentro da UTI do pronto-socorro depois da falta de energia.

O promotor Alexandre Guedes, da Promotoria de Defesa e Cidadania, vai acompanhar o caso. "Queremos saber se a situação está controlada e se o problema apresentado da outra vez (2004) ainda persiste. Os responsáveis vão responder por seus atos", afirmou.

Os pacientes foram encaminhados para o Hospital do Câncer, Santa Casa de Misericórdia, Santa Helena e Hospital Geral.

O superintendente Fernando Carvalho informou que existem geradores no PS e que não houve necessidade de transferência dos pacientes da Unidade de Tratamento Intensivo destinada as crianças. Ele disse que a fiação elétrica da UTI adulta passou por uma série de reparos.

"Esse pequeno circuito pode acontecer até mesmo em prédios novos. Essa é uma estrutura nova. Estamos sempre ampliando e ajeitando". Na tarde de ontem um engenheiro esteve no local testando os equipamentos médicos. Para hoje é previsto o retorno dos pacientes, mas o horário não foi confirmado.

O promotor Guedes afirmou que vai buscar saber o que aconteceu de fato. "Queremos verificar se o curto foi causado devido a oscilação de energia ou se a central elétrica do PSMC é que ainda possui problemas".





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/313543/visualizar/