Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 10 de Março de 2006 às 13:36

    Imprimir


As duas reuniões promovidas pelas Nações Unidas (ONU) a partir da próxima segunda-feira, em Curitiba, deverão trazer ao Brasil a maior delegação já enviada para um evento internacional da área de meio ambiente.

De acordo com informações do Ministério do Meio Ambiente, 300 pessoas já confirmaram presença, sendo 170 para a 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-8) e 130 para a 3ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança.

As reuniões oficiais terão tradução simultânea para as seis línguas na ONU (inglês, espanhol, francês, árabe, chinês e russo), além do português, e os eventos paralelos já chegam a 275 - uma média de 27 por dia.

Está prevista a participação de cinco mil pessoas de 187 países e pelo menos 100 ministros de meio ambiente. Segundo o Secretário de Biodiversidade e Florestas, João Paulo Capobianco, a missão do Brasil será ajudar a colocar em prática as deliberações, normas e orientações que foram tomadas pela Convenção até agora.

Além de ser o país sede dos encontros, o Brasil assumirá a presidência da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) pelos próximos dois anos. A convenção é um dos principais resultados da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento CNUMAD (Rio 92), realizada no Rio de Janeiro, em junho de 1992.

Trata-se de uma das mais importantes convenções ambientais e o principal fórum mundial na definição do marco legal e político para temas e questões relacionadas à biodiversidade. Tornaram-se parte da convenção 188 países que assinaram a convenção e já a ratificaram.

A entidade Tem definido importantes marcos legais e políticos mundiais que orientam a gestão da biodiversidade em todo o mundo. Entre eles, o Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança que estabelece as regras para a movimentação transfronteiriça de organismos geneticamente modificados (OGMs) vivos.

A convenção também estabeleceu o Tratado Internacional de Recursos Fitogenéticos para a Agricultura e a Alimentação que estabelece, no âmbito da FAO, as regras para o acesso aos recursos genéticos vegetais e para a repartição de benefícios.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/313695/visualizar/