Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 09 de Março de 2006 às 20:04

    Imprimir


O Irã é "provavelmente" o principal desafio dos Estados Unidos, e se tivesse armas nucleares representaria uma ameaça cem vezes maior para os interesses deste país que atualmente, disse hoje a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice.

Durante discurso no Senado, para defender os orçamentos de seu departamento, Rice voltou a expressar a inquietação de Washington diante da possibilidade de o Irã apoiar militantes antiisraelenses e interferir no Iraque.

A secretária de Estado americana quer que ainda em março o Conselho de Segurança das Nações Unidas comece ações contra o Irã, que pudessem levar a sanções.

Neste sentido, o Irã ameaçou os Estados Unidos em causar "dano e dor" se Washington convencer finalmente o Conselho de Segurança da ONU a impor sanções a Teerã devido a seu programa nuclear.

"Pode ser que não enfrentemos um desafio maior de um só país como este do Irã. Suas políticas estão destinadas a desenvolver um Oriente Médio que seria totalmente diferente do que queríamos ver", disse Rice.

Para a Casa Branca, as ameaças do Irã têm pouca relevância, segundo o porta-voz Scott McClellan.

"As declarações e iniciativas provocadoras só isolarão o Irã do resto do mundo", disse McClellan.

Washington acusa o Irã de manter um programa nuclear com fins militares, enquanto Teerã afirma que estas atividades só têm como objetivo proporcionar energia, embora as tenha escondido durante 18 anos da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

A AIEA decidiu enviar o caso iraniano ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, que de acordo com EUA poderia começar na próxima semana o debate para decidir se impõe sanções a Teerã.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/313843/visualizar/