Repórter News - www.reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Domingo - 13 de Janeiro de 2013 às 19:01

    Imprimir


Equipe de cientistas da Universidade da Califórnia, nos EUA, desenvolveu uma nova técnica que permite identificar quais gânglios linfáticos são cancerosos durante a cirurgia, de modo que o tecido saudável pode ser salvo.

"Esta pesquisa é importante porque mostra em tempo real a detecção intra-operatória de metástases do câncer em camundongos. No futuro, os cirurgiões serão capazes de detectar e classificar o estágio do câncer que se espalhou para os gânglios linfáticos do paciente utilizando nossas moléculas", afirma a pesquisadora Quyen T. Nguyen.

Gânglios linfáticos, localizados em todo o corpo, servem como filtros que contém células do sistema imunológico para combater infecções e limpar o sangue. Quando as células cancerosas rompem de um tumor, as células podem viajar através do sistema linfático e se esconder nesses órgãos minúsculos.

Cirurgiões removem os gânglios para determinar se o câncer se espalhou. No entanto, gânglios humanos, com apenas metade de um centímetro de tamanho, são difíceis de discernir entre o tecido circundante durante a cirurgia. Além disso, mesmo quando os cirurgiões são capazes de mapear a localização dos nodos, não há nenhuma técnica atual que indica se os gânglios linfáticos contêm ou não câncer, exigindo a remoção de mais nodos linfáticos do que o necessário.

"Com a nova técnica os cirurgiões podem evitar a remoção desnecessária de linfonodos saudáveis que é melhor a longo prazo para os pacientes. O intervalo de campo visual do cirurgião é aumentado por uma ferramenta molecular que pode ajudar a alcançar margens cirúrgicas precisas e melhorar a detecção de metástases de modo que nenhum tumor é deixado para trás", afirma Nguyen.

As moléculas marcadas com fluorescência, conhecidas como RACPP, são injetáveis. Quando testadas em modelos de ratos, os cirurgiões puderam ver para onde o câncer havia se espalhado com alta sensibilidade e especificidade, mesmo quando as metástases tinham apenas alguns milímetros de tamanho.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/31390/visualizar/