Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 09 de Março de 2006 às 15:23

    Imprimir


Até o dia 27 de março, músicos eruditos de 16 a 25 anos, podem inscrever-se na segunda edição do FURNAS Geração Musical, um programa de investimento em cultura, que incentiva jovens instrumentistas brasileiros. A iniciativa de FURNAS Centrais Elétricas tem apoio da Eletrobrás e Ministério de Minas e Energia. O objetivo é dar oportunidade de estudos a instrumentistas e cantores de Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo.

Os selecionados para o Programa participam de apresentações em recitais nos estados e no Rio de Janeiro produzidos profissionalmente. Os três músicos escolhidos na segunda etapa da seleção ganham bolsa de estudos para estudar com professores de renome, incluindo o custeio de todas as despesas pelo período de doze meses, com uma aula quinzenal. Ao final de um ano de estudo, os bolsistas se apresentam em concerto com orquestra.

Histórico - Quatro finalistas da primeira edição do Programa, iniciado em 2004, conseguiram bolsa de estudos no exterior após terminarem os estudos no Brasil. Três deles estão na Alemanha e um nos Estados Unidos. O FURNAS Geração Musical proporcionou também o intercâmbio dos músicos nos vários estados brasileiros. Em 2004 houveram 300 inscritos e os recitais foram prestigiados por um público de mais de duas mil pessoas. Os bons resultados foram alcançados em decorrência do trabalho em conjunto da equipe da Coordenação de Responsabilidade Social de FURNAS com os parceiros ligados à música erudita: Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Pró-Música de Curitiba (PR), Faculdade Santa Marcelina (SP), Universidade Federal do Mato Grosso (MT), Centro de Educação Profissional Escola de Música de Brasília (DF), Faculdade de Música do Espírito Santo (ES), Escola de Música da Universidade Federal de Goiás (GO), Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (MG), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRio (RJ), Dell’Arte.

Nesta edição, o apoiador do Programa em Mato Grosso é o Projeto Ciranda – Música e Cidadania, uma organização sem fins lucrativos que se mantêm e desenvolve projetos com o apoio dos seguintes parceiros: Governo do Estado de Mato Grosso através da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania (SETEC) e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP); Governo Federal através do Ministério da Cultura e Ministério do Trabalho e Emprego; das empresas Mutum Agropecuária, Modelo IGA, City Lar, Tauro Motors Mitsubishi, Floresteca, Rühling Consultoria Corporativa, Mix Comunicação e Furnas Centrais Elétricas; e das instituições COEP/MT e Unesco.

Como se inscrever - As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.furnas.com.br Elas serão encerradas em cada estado quando for atingido o número de 55 inscritos. São aceitos no programa os seguintes instrumentos: violão clássico, violino, viola clássica, violoncelo, contrabaixo erudito, flauta transversal, clarineta, oboé, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, bombardino, percussão sinfônica, piano, harpa e saxofone erudito.

Seleção - Nos dias 24 e 25 de junho, os candidatos se apresentam em Cuiabá para um júri, composto por três músicos de reconhecido valor, vindos do Rio de Janeiro, Goiás e Minas Gerais, que escolhem os que vão participar de um recital na capital mato-grossense. O horário de apresentação de cada candidato será comunicado após o encerramento das inscrições, isso é, a partir do dia 27 de março de 2006.

As apresentações seguem um cronograma rígido de dez minutos para cada candidato, que deve levar seu próprio instrumento, exceto o piano, e seu próprio acompanhador. Os candidatos devem entregar cópias das peças a serem executadas a cada um dos três jurados. As peças que exigem acompanhamento ao piano não podem ser executadas em solo.

Ao final do exame de seleção, são divulgados os nomes dos selecionados para os recitais locais e os três candidatos mais promissores que concorrerão à seleção final no Rio de Janeiro, feita por outro corpo de jurados. Esse júri é composto por cinco músicos de renome no cenário nacional e vai escolher três musicistas que ganham a bolsa de estudos oferecida por FURNAS.





Fonte: Pau e Prosa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/313905/visualizar/