Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 09 de Março de 2006 às 09:49

    Imprimir


Cerca de 80 índios das etnias cinta-larga, suruí e apurinã bloquearam ontem a BR-364, principal ligação de Rondônia com o resto do país. A estrada foi interditada na altura do km 224, entre os municípios de Pimenta Bueno e Cacoal (476 km de Porto Velho). De acordo com a Funai (Fundação Nacional do Índio), o bloqueio começou por volta das 12h (horário de Brasília).

Os índios protestam contra o atendimento prestado pela Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e exigem a exoneração do presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, e do administrador do órgão em Cacoal, Orlando Silveira.

A Funai acredita que eles estão sendo manipulados por madeireiros da região, cuja atividade ilegal dentro de terras indígenas é investigada pelo órgão e pela Polícia Federal. Segundo a Funai, os índios ainda não entraram em contato para apresentar suas reivindicações.

A Polícia Rodoviária Federal diz que aproximadamente cem índios bloquearam a estrada, e que o número ainda aumentava no início da noite de ontem. Embora o protesto seja pacífico, o tráfego foi desviado para evitar confrontos entre os índios e caminhoneiros. Para não ficar parados, os motoristas fazem um percurso extra de 25 km por uma estrada secundária que passa pelo município de Rolim de Moura.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/313985/visualizar/