Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 09 de Março de 2006 às 09:42
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


O secretário-adjunto de Agricultura Familiar, Jilson Francisco da Silva, e o assessor técnico da Secretaria de Desenvolvimento Rural(Seder), Amauri Campos, entregam nesta quinta-feira (09.03), na Fazenda Cinco Irmãos, em Poconé (104 km ao Sul de Cuiabá), 13 escrituras de terras beneficiando igual quantidade de famílias.

Com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), no valor de R$ 520 mil, por meio de convênio com o Governo do Estado, o programa de regularização fundiária adquiriu 132 hectares da propriedade, sendo que cada família terá, em média, dez ha. Nas áreas, as 13 famílias vão criar pequenos animais e cultivar culturas como abacaxi e mandioca.

As famílias beneficiadas, pequenos agricultores, passaram por uma triagem feita pelos técnicos Seder para se enquadrarem no Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). O PNCF é coordenado pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário e executado em parceria com os governos estaduais, entidades de representação e coordenação dos trabalhadores rurais, prefeituras e demais entidades ligadas à agricultura familiar.

Em todo o País, 26.859 famílias já foram beneficiadas pelo programa. Os recursos repassados aos agricultores para a aquisição de terra e investimentos em infra-estrutura chegam a quase R$ 500 milhões.

O crédito fundiário conta com três linhas de financiamento: Combate à Pobreza Rural (para trabalhadores rurais sem terra), Nossa Primeira Terra (voltada para jovens entre 18 e 28 anos) e consolidação da agricultura familiar (para pequenos produtores rurais). Também desenvolve ações destinadas à mobilização e organização de públicos específicos: trabalhadores negros (Terra Negra), libertos da condição de trabalho escravo (Terra para a Liberdade) em restrição de Liberdade e aos egressos do sistema penitenciário e seus familiares (Nascer da Terra).





Fonte: AssessoriaSeder-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/313989/visualizar/