Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 09 de Março de 2006 às 09:40
Por: Fernando Leal

    Imprimir


A Assembléia Legislativa vai reunir na noite de hoje (09) autoridades e representantes de entidades e empresas – todos diretamente ligados ao setor do turismo, em Mato Grosso – para uma solenidade relativa ao Dia Nacional do Turismo, comemorado no dia 1º deste mês.

O encontro – solicitado pelo deputado José Carlos de Freitas (PFL) – também vai servir para avaliar posições e conceitos, e unificar linguagem em torno de necessidades e propostas do setor, como forma de potencializá-lo. Com base em discussão aprofundada – em reunião prévia ocorrida há uma semana, com técnicos e dirigentes, Freitas vai propor a criação do Pró-Turismo e de outros mecanismos de fomento ao turismo em Mato Grosso.

“Temos que aproveitar o nosso potencial e o Pró-Turismo será direcionado para a implantação da infra-estrutura em áreas que darão suporte para seu crescimento”, lembrou o parlamentar.

Em meio a discussões pontuais acerca de seu desempenho, durante a reunião que antecedeu a sessão especial que vai acontecer hoje, o Estado recebeu conceito “regular” por parte de técnicos, empresários e representantes de entidades. Em alta, o trabalho da atual secretária estadual de Turismo, Yeda Marli Assis, e de sua equipe de trabalho. Em baixa, o nível de ações e investimentos destinados pelo governo para a Sedtur desenvolver suas atividades a contento.

Para o presidente do Sindicato da Indústria do Turismo em Mato Grosso, Oiran Ferreira Gutierrez, falta apoio político para o setor ser mais bem explorado. “Precisamos fazer turismo e também mercado para a área, mas para isso necessitamos da força política”, explicou Gutierrez.

Para o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), Vicente Aurélio Campos, o Estado pouco tem feito em benefício do turismo, principalmente em locais de difícil acesso como, por exemplo, o município de Nobres, onde existem cavernas, lagos e riachos.

Freitas também vai elaborar e apresentar Emenda Aditiva à Lei nº 8.394 (14.12.2005 – DO mesma data), que altera e define as atribuições do Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento do Estado (Condeprodemat), incluindo representantes do Turismo – Patronal (Inciso XVII) e Empregados (XVIII), e pedir a criação da Comissão Permanente de Turismo, na Assembléia Legislativa.

Entre as observações apresentadas a Freitas – a título de contribuição ao trabalho da Sedtur, estão as “faltas de ação política mais consistente e de estradas”, a construção de um “Corredor do Turismo” – ligando Manso à rodovia BR-163, em Nobres, como atrativo para toda a população da região do Médio Norte, e o fortalecimento de Várzea Grande nesse setor.

“Mato Grosso tem um potencial muito grande e precisamos reforçar essa ‘causa’ atraindo as autoridades, principalmente políticas, para nos fortalecer”, foi o sentimento que causou maior impacto no encontro prévio.

O presidente do Sindicato da Indústria do Turismo em Mato Grosso observou, ainda, que as potencialidades do setor no estado são infinitas, mas sua estrutura deixa a desejar.

“Ela apresenta deficiências, entre outras, como: falta de estradas transitáveis, sinalização, segurança, energia e saúde”. Oiran Gutierrez também salientou que é necessário se desenvolver uma verdadeira batalha com os demais estados brasileiros onde há uma disputa ferrenha pelos dólares e os reais que os ‘turistas-investidores’ deixam em suas viagens.

O presidente também não poupou elogios à titular da Sedtur. “Em meio a um quadro preocupante, destacamos a boa vontade da atual secretária – professora Yeda – e sua equipe, que realizam um trabalho hercúleo”, concluiu.

A sessão especial tem início previsto para as 19h30 e será realizada no Plenário das Deliberações. Também estão sendo esperados para o evento professores e alunos dos cursos de Turismo em todo o estado.





Fonte: Da Assessoria AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/313991/visualizar/