Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 08 de Março de 2006 às 21:33

    Imprimir


As editoras presentes na Bienal do Livro de São Paulo estarão destacando obras de Fernando Pessoa a partir desta quinta-feira no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Neste ano, 70 anos depois da morte do escritor, chega ao público um baú literário com manuscritos do poeta da heteronímia.

Além de inspirar o lançamento de compilações e reflexões sobre suas obras, o autor também será tema de uma das sessões do Espaço Literário Visa durante a Bienal do Livrono dia 14, às 19h, com uma abordagem sobre o Livro do Desassossego a partir do ponto de vista do professor Fernando Segolin, autor de Fernando Pessoa: Poesia, Transgressão, Utopia.

Com duas sessões diárias, o espaço que ficou conhecido por reunir personagens conhecidos do cenário cultural paulistano destaca em sua outra vertente o debate feito por críticos e estudiosos sobre obras que são referência obrigatória na literatura mundial.

Conhecido como o mestre de todos os outros heterônimos e do próprio poeta, Alberto Caeiro é o destaque da coleção Novos Caminhos, da Landy Editora, que destaca as obras O Guardador de Rebanhos e O Pastor Amoroso. Antecedidos da prosa agradável dos outros heterônimos Álvaro de Campos e Ricardo Reis, e do próprio Pessoa, que lhe deu personalidade poética, os versos destacam o melhor da poética do avesso caeiriana.

Além de lançar uma versão de bolso de alguns poemas de Alberto Caeiro, a L&PM Editores destaca também o lançamento de outro clássico de Fernando Pessoa, Mensagem, obra que traz em versos as conquistas portuguesas.

Com o objetivo de aproximar Fernando Pessoa do público jovem e ao mesmo tempo oferecer uma literatura de qualidade, a Ateliê Editorial destaca o livro Dias Melhores... pra Sempre!. Concebida com a proposta de oferecer 31 lições do grande poeta para cada dia do mês, a edição recebeu um tratamento especial da equipe responsável pela organização. Cada poema de Pessoa vem acompanhado por uma imagem ilustrativa das situações vividas pelo jovem. Sensações e sentimentos como alegria, paixão, euforia, solidão, desânimo, amizade e confiança, que permeiam essa fase turbulenta da vida, encontram na literatura sua extensão.

A personalidade de Pessoa ganha voz no lançamento da editora A Girafa Escritos autobiográficos, automáticos e de reflexão pessoal, que reúne fragmentos de Pessoa sobre ele mesmo, seu mundo, sua vida e sua arte. Editada por Richard Zenith, a obra amplia e, em alguns casos, retifica conceitos e idéias aparentemente consolidados sobre a vida e a obra do poeta da heteronímia.

O caráter reflexivo tão peculiar da poesia de Pessoa inspirou a obra lançada recentemente pela editora Escrituras Fernando Pessoa: almoxarifado de mitos. Escrita pelo Prof. Dr. Carlos Felipe Moisés, a obra vem se tornando uma referência sobre o tema.

A Bienal também terá livros relacionados ao universo do poeta que fazem parte do catálogo das editoras. A Companhia das Letras levará a obra Ficções do Interlúdio & Mensagem. Já a EDUSP destaca O Tabuleiro Antigo: Uma Leitura do Heterônimo Ricardo Reis, de Maria Helena Nery Garcez, professora livre-docente do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da USP. Outro heterônimo pessoano é destaque em um dos mais de dez títulos que a Nova Fronteira levará para o evento: Poemas de Álvaro Campos. A Livraria Francesa levará as seguintes obras traduzidas para o idioma francês: Pessoa en personne - Lettres et documents, Oeuvres poétiques, Un singular regard, Le chemin du serpent, Poemes paiens, Oeuvres poetiques d´alvaro de campos e Fernando Pessoa - Le théâtre de l´être, escrita por Marie-Jose Lopes.

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo acontece de 9 a 19 de março, das 10h às 22h, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/314096/visualizar/