Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 08 de Março de 2006 às 16:33

    Imprimir


SALZBURGO, Áustria - A música clássica pode ter um efeito positivo contra a dor, especialmente a de origem reumática, afirma o especialista austríaco Guenther Bernatzky, diretor de um projeto da Universidade de Salzburgo. O analista expôs sua teoria, confirmada por estudos práticos, em um congresso farmacêutico que acontece até 10 de março em Saalfelden, no estado federado de Salzburgo.

O cientista examinou 65 pacientes que sofriam de dor nas costas e recomendou a 32 deles que todas as noites escutassem música relaxante durante 25 minutos, enquanto o outro grupo recebeu apenas os tratamentos habituais de fisioterapia.

Todos os pacientes deveriam indicar o grau de dor que sofriam numa escala de 0 a 10, e, entre os que receberam o tratamento musical, as queixas caíram em três semanas de 6,5 a 3,5 pontos, enquanto que no outro grupo a queda foi apenas de 5,9 a 5,3.

Também houve considerável melhora nos transtornos do sono sofridos por parte daqueles que escutavam música.

Segundo o idealizador da pesquisa, há resultados parecidos de estudos anteriores em pacientes hospitalares submetidos a uma intervenção cirúrgica que passaram por terapia musical durante o transporte à sala de cirurgia e imediatamente depois da operação.

Nesses pacientes, a duração da estadia no hospital diminuiu de quatro a cinco dias e as despesas por remédios foram reduzidas em 50%.

Os médicos disseram porém que alguns pacientes precisam exatamente do efeito contrário: Enquanto a música que relaxa ajuda contra a dor e o medo, os doentes de Parkinson podem ter melhorias na capacidade motora sendo acordados com músicas.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/314161/visualizar/