Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 08 de Março de 2006 às 13:50
Por: Rosi Medeiros

    Imprimir


A participação das mulheres em todas as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado foi destacada durante homenagem realizada nesta quarta-feira (08.03), em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Do quadro total do funcionalismo público estadual, 60.8% são mulheres. “Isto nos engrandece porque, embora as mulheres não sejam a maioria nos cargos de decisão, elas somam a maioria em todas instâncias do governo”, afirmou a vice-governadora Iraci França, que foi uma das homenageadas na solenidade realizada pela Casa Militar, no pavilhão das bandeiras do Palácio Paiaguás.

A vice-governadora destacou as ações realizadas pelo Governo do Estado, como as linhas de financiamento de microcrédito, voltadas especificamente para atender mulheres e oportunizar que elas se tornem donas do próprio negócio. “Honra-nos saber que este governo promove a integração, a valorização da mulher, de todos os setores sociais, sobretudo aquela mulher mais pobre, que necessita de um apoio”, afirmou.

Iraci França, que é a primeira mulher a assumir o Governo de Mato Grosso, enfatizou o crescimento da participação feminina em todos os setores da administração pública. “Ficamos contentes em ver a colaboração das mulheres em instituições como a Polícia Militar, que até cerca de 20 anos atrás não tinha mulheres em seu quadro”, comentou.

A coronel Lílian Tereza Vieira de Lima, primeira mulher a conquistar a mais alta graduação da carreira militar no Estado, lembrou que a participação feminina na corporação, iniciada em 1983, se deu num período de fortalecimento da democracia que culminou com a promulgação da Constituição 1988. “Foi um reforço muito grande dos direitos e da igualdade”, avaliou.

A coronel Lílian também foi primeira mulher a comandar o curso de formação de policiais militares, durante o período em que esteve à frente dos trabalhos da Academia da Polícia Militar Costa Verde. Em seu currículo, também já conta um ano e meio como comandante do Comando Regional Sul, empossada na atual administração estadual. “Mesmo que não estejamos em posições estratégicas, as mulheres sempre dão o melhor de si para aquilo que foram designadas”, disse.

O secretário-chefe da Casa Militar, coronel Orestes Oliveira, considerou o ingresso das mulheres na instituição como “um divisor de águas”. “A Polícia Militar deixou de ser vista como polícia autoritária e, com a entrada das mulheres, houve esta quebra de paradigma, para uma polícia democrática, participativa”, afirmou.

“Nós estamos aqui para somar. As mulheres não estão aqui para substituir os homens e nem eles as mulheres. Apenas as diferenças é que vão ajudar a prestar um serviço melhor à sociedade”, avaliou a major PM Zózima Dias Santos Vale. Reconhecimento

Durante a homenagem, os policiais militares que integram a Companhia Independente de Segurança Institucional da Casa Militar entregaram botões de rosas às mulheres da companhia. A solenidade contou também com a execução do Hino Nacional e apresentação da Banda de Música da PM.

Num dia especial para as mulheres da companhia, foram elas as autoridades reverenciadas pelas continências dos policiais. “Desejamos que todas tenham jornadas menos perigosas e mais amenas”, disse a vice-governadora, no encerramento da solenidade.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/314221/visualizar/