Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 08 de Março de 2006 às 11:14

    Imprimir


Baterias antiaéreas norte-coreanas lançaram acidentalmente dois mísseis terra-ar perto de sua fronteira com a China, informou hoje a agência de notícias japonesa Kyodo, que citou fontes militares ocidentais em Pequim.

Segundo essas fontes, não se sabe o lugar onde os mísseis caíram e o momento exato em que aconteceu esse lançamento, mas outras informações citadas pela Kyodo indicaram que os projéteis foram disparados voltados em direção à China. Várias redes de televisão japonesas disseram, no entanto, que os dois mísseis teriam sido lançados ontem, quarta-feira.

A última vez que a Coréia do Norte lançara mísseis balísticos de longo alcance foi em 2003, mas em maio de 2005 realizou o lançamento de um míssil de raio reduzido, que caiu no Mar do Japão.

O lançamento "errado" de mísseis coincidiu com as informações sobre novos preparativos militares da Coréia do Norte, oferecidas ao Senado dos Estados Unidos pelo comandante-em-chefe das forças americanas na Coréia do Sul, Burwell Bell.

O general americano afirmou que a Coréia do Norte está preparando um novo tipo de míssil balístico que pode chegar ao arquipélago de Okinawa, no extremo sul do Japão, à ilha de Guam, no Pacífico Ocidental americano, e até no Alasca, no litoral noroeste dos EUA.

Bell disse que a Coréia do Norte continua desenvolvendo um míssil em três fases Taepodong, que "poderia estar operacional antes de dez anos", com uma categoria que o permitiria alcançar o território continental dos EUA.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/314257/visualizar/