Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 08 de Março de 2006 às 06:40

    Imprimir


As tempestades solares, que podem afetar o funcionamento de satélites, equipamentos eletrônicos e a distribuição elétrica sobre a Terra, serão de 30% a 50% mais freqüentes nos próximos anos, de acordo com previsões científicas divulgadas na segunda-feira. Estas previsões caem sobre o próximo ciclo de atividade do Sol, de 11 anos de duração, e que deve começar no final de 2007 ou início de 2008, disseram os pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica (Ncar, sigla em inglês), em Boulder (Colorado, oeste).

Suas projeções se apóiam sobre novos modelos matemáticos que integram as observações já existentes, dados sobre os deslocamentos do plasma no interior do Sol, flutuações do campo magnético solar e o número de manchas em sua superfície.

Graças a técnicas meteorológicas sem precedentes, os cientistas garantem que o ciclo pode gerar ondas de choque tão poderosas que podem afetar o campo magnético ao redor da Terra, causando estragos nas redes eletrônicas.

"As previsões de um ciclo de maior atividades das radiações solares podem prefigurar, potencialmente, mais perturbações das comunicações, mais panes dos satélites, cortes de energia e mais riscos para os astronautas no espaço", explicou Richard Behnke, especialista da Fundação Nacional das Ciências.

Os cientistas do Ncar esperam ter condições de fazer previsões mais precisas no futuro, de modo a alertar, com antecedência, as companhias de energia elétrica, telefone e operadoras de satélite sobre o problema.

Os astronautas na órbita terrestre são particularmente vulneráveis às radiações causadas pelas tempestades solares.

Os cientistas do Colorado elaboraram esta previsão usando um novo modelo computadorizado de movimento solar baseado em uma análise dos cientistas do Ncar, sobre a evolução das manchas solares.

O principal autor desta pesquisa, Mausumi Dikpati, e seus colegas se basearam, sobretudo, nas conclusões do observatório da Nasa, "Solar and Heliospheric Observatory/SOHO", que permite examinar o plasma solar e prever seus movimentos.

As atividades solares mais violentas acontecem, freqüentemente, perto de manchas solares, que geram uma concentração de campos magnéticos.

Como uma borracha elástica enrolada em si mesma, os campos magnéticos do Sol se soltam, repentinamente, liberando uma enorme quantidade de energia, explicaram os especialistas.

Estas previsões em longo prazo do "clima solar" podem se tornar mais precisas, por meio de estudos mais detalhados do Observatório de dinâmica solar que começarão em agosto de 2008.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/314371/visualizar/